Topo

Corinthians

Só não fica se não quiser? Como o Corinthians vê negociação para manter VP

Vitor Pereira, técnico do Corinthians, durante partida contra o São Paulo no Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Vitor Pereira, técnico do Corinthians, durante partida contra o São Paulo no Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/09/2022 12h00

Se a escolha dependesse apenas do Corinthians, Vítor Pereira seria plano A, B e C para ser o técnico do clube em 2023. A diretoria do Timão, na palavra do presidente Duilio Monteiro Alves, não esconde o desejo de manter o português no comando do elenco na próxima temporada. Mas a situação não é tão fácil assim...

Mesmo faltando pouco mais de três meses para o fim do contrato atual de VP, as negociações, por ora, estão estagnadas. A tendência é que uma definição só seja tomada após as finais da Copa do Brasil, marcadas para 12 e 19 de outubro. Ao menos publicamente, a cúpula corintiana não demonstra pressa para ter conhecimento do futuro do treinador, mas aguarda uma sinalização e respeita a decisão de discutir a renovação somente depois das decisões.

O UOL Esporte apurou que a questão financeira não é vista como empecilho para os dois lados neste momento. A ideia da diretoria é a manutenção do trabalho para que o time siga em evolução nas mãos de Vítor Pereira. Do lado de VP, o que se sabe — e já foi dito publicamente pelo técnico — é que o principal entrave para a permanência no Corinthians é a distância da família, que não o acompanha em solo brasileiro. Isso gera um ligeiro pessimismo em relação ao futuro do treinador no clube.

Recentemente, Vítor Pereira prometeu antecipar sua decisão "por respeito aos torcedores e ao clube", mas até o momento não deu indícios se fica ou não no Corinthians em 2023, o que só deve ocorrer após a decisão contra o Flamengo. Antes dessa declaração, ele dizia que uma definição só seria tomada após o término da temporada.

Apesar da incerteza sobre a permanência, VP participa de conversas com a diretoria sobre o planejamento do clube para o ano que vem. Restam 13 jogos para o fim da atual temporada, entre eles as duas finais contra o Flamengo na Copa do Brasil. Até o fim de seu contrato atual, o treinador tem como objetivo levar o Timão de forma direta à próxima edição da Libertadores. Se conquistar o título contra o Fla, a meta será atingida. Caso contrário, restará buscar a vaga via Campeonato Brasileiro, competição que o Timão busca voltar ao G4.

Gesto 'ganha' a Fiel

Enquanto não dá pistas sobre seu futuro, Vítor Pereira tem se identificado cada vez mais com o Corinthians. Neste fim de semana, por exemplo, o português usou o sábado e o domingo sem jogos para frequentar um local habitual: a Neo Química Arena.

Depois dos treinos do profissional no CT Joaquim Grava, ele esteve em um dos camarotes do estádio para apoiar os times feminino — campeão contra o Inter — e sub-20 — vice para o Palmeiras — nas finais do Brasileirão. Apesar de não ser unanimidade entre torcedores, VP deixou boa impressão não só à diretoria, mas também à Fiel pela atitude.

Vítor Pereira está de alma e coração no Corinthians, a dar o melhor de si, eu e meu estafe, não só os portugueses, mas os brasileiros também (...) Desde que cheguei ou antes de vir, sempre fui claro com o presidente".
Vítor Pereira, no início deste mês, ao ser questionado sobre seu futuro

Vitor Pereira acompanha final do Brasileiro sub-20 entre Palmeiras e Corinthians - Reprodução/Twitter Corinthians - Reprodução/Twitter Corinthians
Vitor Pereira acompanha final do Brasileiro sub-20 entre Palmeiras e Corinthians
Imagem: Reprodução/Twitter Corinthians

Números

Até aqui, contabilizando também as partidas em que não pôde estar na área técnica por suspensão ou qualquer outra razão, Vítor Pereira comandou o Timão em 51 jogos, com 21 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, o que corresponde ao aproveitamento de 50,9%.

Jogos restantes para o Corinthians em 2022

  • Atlético-GO (casa) -- Brasileirão
  • Cuiabá (casa) -- Brasileirão
  • Juventude (fora) -- Brasileirão
  • Athletico-PR (casa) -- Brasileirão
  • Flamengo (casa) -- ida da final da Copa do Brasil
  • Goiás (fora) -- Brasileirão
  • Flamengo (fora) -- volta da final da Copa do Brasil
  • Santos (fora) -- Brasileirão
  • Fluminense (casa) -- Brasileirão
  • Flamengo (fora) -- Brasileirão
  • Ceará (casa) -- Brasileirão
  • Coritiba (fora) -- Brasileirão
  • Atlético-MG (casa) -- Brasileirão

Corinthians