Topo

OPINIÃO

Alex Muller: Arbitragem teve participação direta na eliminação do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 00h51

A eliminação do Palmeiras na Libertadores após o empate por 2 a 2 com o Athletico teve a arbitragem como um personagem decisivo. Tanto o árbitro uruguaio Esteban Ostojich como as intervenções do VAR foram questionadas, principalmente nos lances da expulsão do palmeirense Murilo e no cartão amarelo recebido pelo atleticano Alex Santana.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Alex Muller e Danilo Lavieri discutiram sobre as decisões da arbitragem durante a partida. Os comentaristas consideraram que ela teve papel importante, mas não foi o elemento principal para a queda alviverde na Libertadores.

"Não podemos colocar a eliminação do Palmeiras 100% na conta do árbitro. Porém, dá para colocar uma boa porcentagem. O lance que seria para expulsar o Alex Santana foi bem antes, na metade do primeiro tempo e o Athletico ficaria com um a menos naquela ocasião. Não sabemos qual jogo teríamos dali em diante. Houve participação direta da arbitragem [na eliminação], mas não toda a culpa", avaliou Muller.

Alex Santana levou cartão amarelo pela cotovelada em Rony. Pouco antes do intervalo, Murilo deu uma entrada dura em Vitor Roque. Após o VAR analisar o lance, o zagueiro palmeirense foi expulso, causando muitas reclamações dos alviverdes.

Lavieri concordou com Muller e considerou que a arbitragem teve influência no resultado da partida. "O Palmeiras foi prejudicado pela arbitragem por conta da falta de critério na hora de expulsar. O Palmeiras poderia ter feito mais gols antes disso acontecer, mas a questão é que o Alex Santana deu uma cotovelada no Rony. Não há intensidade quando a bola está parada: é agressão e ponto final. Depois, concordo com a expulsão do Murilo", opinou o colunista do UOL.

Muller ressaltou que, polêmicas de arbitragem à parte, o Verdão teve chances de ficar em situação confortável na partida. "Antes de o Murilo ser expulso, o Palmeiras criou outras oportunidades claras de gol. Bruno Tabata fez a melhor participação dele desde que chegou ao clube, mas também foi o cara que poderia ter resolvido essa situação fazendo mais gols. Ele teve uma oportunidade claríssima dentro da área e demorou um ano para ajeitar o corpo e chutou fraquinho. O Palmeiras teve a oportunidade de construir uma vitória melhor", destacou o jornalista.

Para Lavieri, os alviverdes poderiam ir para o intervalo com uma vantagem mais ampla, o que mudaria os rumos do jogo na segunda etapa. "O Palmeiras fez 2 a 0 e parecia ser mais um roteiro épico em um jogo com um a menos, assim como havia sido contra o Atlético-MG [vitória nos pênaltis nas quartas]. Mas o Athletico achou o 2 a 2 no desvio da bola no PIquerez. Acaba o sonho de buscar o tricampeonato consecutivo. Foi um jogo bom. O Palmeiras fez o gol aos dois minutos e o Athletico teve que se abrir, não tinha o que fazer. O Palmeiras poderia ter feito 2 a 0 no primeiro tempo", afirmou.

A expulsão de Murilo foi outro elemento decisivo para explicar a eliminação palmeirense, na visão de Muller. "Ele não foi com maldade, mas foi uma engrossada que custou caro. O Abel Ferreira teve que abrir mão do Tabata para colocar o Luan e fazer o Palmeiras praticamente se esgotar do meio para frente. A expulsão do Murilo impactou diretamente no resultado", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no sábado (10), logo após a partida contra o Juventude pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.