Topo

Recorde, 200 jogos e expulsão: Gabigol e a montanha-russa de emoções no Fla

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/09/2022 13h21

Gabigol viveu uma verdadeira montanha-russa de emoções no empate de 1 a 1 entre Flamengo e Ceará, hoje (4), no Maracanã (RJ). Escalado como titular, o atacante completou 200 jogos com a camisa rubro-negra e obteve outra marca histórica na partida: se tornou o jogador mais jovem a atingir 100 gols em Campeonatos Brasileiros, superando um recorde de Roberto Dinamite na década de 80. No entanto, a atuação acabou ficando um pouco manchada com uma expulsão no fim da partida.

O camisa 9 já havia sido advertido no primeiro tempo com um cartão amarelo por reclamar dos dois minutos de acréscimo dado pelo árbitro e, desde então, passou a ser provocado pelos adversários, cientes do "pavio curto" do jovem. Aos 48 minutos da etapa final, ele se irritou e chutou uma bola em direção ao atacante Zé Roberto, do Ceará, recebendo, assim, o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho.

Até então, Gabigol vinha sendo o principal destaque do Flamengo na partida. Participativo, atuou de forma incisiva tanto criando jogadas quanto nas conclusões. Seu gol ocorreu aos sete minutos do segundo tempo, após um escanteio cobrado por Everton Cebolinha pela esquerda, onde ele se mostrou bem posicionado e, na disputa com o zagueiro, se antecipou e escorou de cabeça.

Na comemoração, procurou ser rápido em buscar a bola no fundo da rede, mas depois que a colocou sob o braço, beijou o escudo do Flamengo em direção à torcida.

O empate em 1 a 1, porém, foi frustrante para as pretensões do Rubro-Negro, que desperdiçou a oportunidade de diminuir a diferença para o líder Palmeiras para cinco pontos caso tivesse vencido.

Agora o Rubro-Negro soma 44 pontos e está a sete pontos do Alviverde. Já o Ceará foi a 28 e segue próximo da zona do rebaixamento, mas o resultado foi considerado bom diante das circunstâncias: fora de casa, contra um forte adversário e com menos (Jô foi expulso).

O Flamengo foca as atenções agora para o duelo de volta das semifinais da Libertadores contra o Vélez Sarsfield, na próxima quarta-feira (7), no Maracanã. Como goleou na ida, em Buenos Aires (ARG), por 4 a 0, pode perder por até três gols de diferença que fica com a vaga na decisão.

Já o Vozão entra em campo agora somente no próximo sábado (10), quando recebe o Santos na Arena Castelão (CE).