Topo

Chelsea perde de 3 a 0 do Leeds com lambança do melhor goleiro do mundo

Edouard Mendy, goleiro do Chelsea, fez lambança contra o Leeds - Catherine Ivill/Getty Images
Edouard Mendy, goleiro do Chelsea, fez lambança contra o Leeds Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/08/2022 11h52

Neste domingo (21), pela 3ª rodada do Campeonato Inglês, o Leeds United fez valer o fator casa, deu show e venceu o Chelsea por 3 a 0.

Quem abriu o placar foi Brenden Aaronson, em gol que contou com uma 'ajuda' de Edouard Mendy - eleito o melhor goleiro do mundo pela Fifa neste ano -, após o camisa 16 se atrapalhar na saída de bola. Rodrigo, duas vezes, sacramentou a vitória.

Com sete pontos, o Leeds subiu para a 3ª colocação, e visa manter a sequência sem derrota (duas vitórias e um empate) contra o Brighton, no próximo sábado.

Já o Chelsea perdeu a oportunidade de se manter no topo e caiu para a 12ª colocação, com os mesmos quatro pontos. Na próxima rodada, os Blues enfrentam o Leicester em casa.

Sterling finalmente desencanta, mas gol estava impedido

Sterling começou o jogo com bastante vontade de finalmente balançar as redes pelo seu novo clube. Antes mesmo do primeiro minuto, o atacante inglês fez boa jogada e finalizou rente a trave esquerda do gol de Meslier.

Alguns momentos depois, ele até balançou as redes, novamente após sequência de dribles, mas a arbitragem assinalou (corretamente) o impedimento.

Falha bizarra de Mendy e Leeds cirúrgico

O equilíbrio na primeira etapa era evidente, mas cada equipe demonstrava um estilo de jogo diferente. Enquanto a performance dos Blues era mais ofensiva, buscando rapidez nas jogadas, o Leeds priorizou os contra-ataques e maior eficiência no ataque.

Em um desses lances pintou o oportunismo de Aaronson. O meia aproveitou uma lambança de Mendy, desarmando o goleiro que tentou sair jogando com a bola dominada, e abriu o marcador para o Leeds.

Ainda nessa toada, os mandantes ampliaram o marcador com o hispano-brasileiro Rodrigo. Em cobrança de falta vinda da esquerda, cruzada por Harrison, o camisa 19 desviou de cabeça para o fundo das redes.

Quem não faz, toma

Thomas Tuchel promoveu algumas mudanças na equipe, e, apesar de melhorar, o clube londrino parou na atuação segura de Meslier e na solidez defensiva do Leeds.

Após algumas chances perdidas, o Leeds voltou a ser cirúrgico e aumentou o placar para 3x0. Em excelente troca de passes, a dobradinha entre Harrison e Rodrigo funcionou novamente, após o meia completar cruzamento e passar para o atacante, que apenas finalizou a jogada.

Chelsea desanda e Koulibaly leva cartão vermelho

Sem conseguir criar chances, o Chelsea sentiu o terceiro gol e praticamente entregou qualquer chance de reação após a expulsão do zagueiro Kalidou Koulibaly. Um dos novos reforços do clube, o camisa 26 havia sido advertido com o cartão amarelo com apenas 9 minutos de partida, depois, recebeu o segundo ao parar um contra-ataque rápido dos adversários.