Topo

Mendy bate Donnarumma e leva prêmio da Fifa de melhor goleiro do mundo

Edouard Mendy foi essencial no título de Liga dos Campeões conquistado pelo Chelsea e foi eleito melhor goleiro do Mundo - Clive Mason/Getty Images
Edouard Mendy foi essencial no título de Liga dos Campeões conquistado pelo Chelsea e foi eleito melhor goleiro do Mundo Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/01/2022 15h25

Édouard Mendy, do Chelsea, foi eleito o melhor goleiro do mundo nesta segunda-feira (17) no The Best, da Fifa. O prêmio ocorreu de forma remota em Zurique, na Suíça, devido à pandemia de covid-19. O senegalês fez grandes jogos, especialmente no título da Liga dos Campeões, e superou o favorito Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain.

O italiano havia conquistado a Eurocopa, sido eleito o melhor jogador da competição e, portanto, era esperado que ficasse com a primeira colocação. Mendy não esteve presente na chamada de vídeo e não concedeu entrevista após a vitória — ele está disputando a Copa das Nações Africanas com Senegal.

Vale lembrar que Mendy poderá ser um dos adversários do Palmeiras, que tanto sonha com o título mundial. Agora com o título de melhor goleiro do mundo. O Chelsea, inclusive, fez questão de parabenizar seu jogador nas redes sociais após a conquista.

Endler é eleita a melhor goleira

Entre as mulheres, três novatas chegaram à final. O prêmio ficou com a chilena Christiane Endler, que jogou a última temporada pelo PSG e hoje defende o Lyon. "Que orgulho, ser a primeira latino americana a receber esse prêmio. É a terceira vez que estou aqui, nas outras foi só expectativa. Estou felicíssima. E tenho o sonho de conquista a Liga dos Campeões e ir longe na Copa do Mundo", disse em chamada de vídeo.

A alemã Ann-Katrin Berger, do Chelsea e a canadense Stephanie Labbé, campeã olímpica com a sua seleção e atualmente no PSG completaram o pódio.