Topo

Brasileirão - 2022

Imbatíveis como dupla, Nino e Manoel se destacam em série invicta do Flu

Manoel comemora gol do Fluminense no clássico contra o Botafogo, no Nilton Santos, pelo Brasileirão 2022 - Thiago Ribeiro/AGIF
Manoel comemora gol do Fluminense no clássico contra o Botafogo, no Nilton Santos, pelo Brasileirão 2022 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/08/2022 04h00

Se o Fluminense alcançou ontem (7) a sua 13ª partida sem derrotas, embora a marca registrada dos times de Fernando Diniz seja o estilo ofensivo e propositivo, muito se deve ao sistema defensivo. Desde a chegada do treinador, a equipe sofreu 19 gols em 24 confrontos - ou 0,79 por jogo, uma média considerada baixa.

O sucesso recente da defesa do Tricolor pode ser representado, entre outros fatores, pela consistência de Nino e Manoel.

Atuando como dupla, os zagueiros ainda não saíram derrotados de campo, de acordo com a plataforma SofaScore. Na formação utilizada por Diniz, com uma linha de quatro defensores, eles somam 12 vitórias, um empate e seis gols sofridos - em oito delas, o time sequer foi vazado.

Da atual invencibilidade do Fluminense, aliás, nas duas partidas em que a dupla não atuou, o time foi vazado quatro vezes: duas no empate por 2 a 2 com o São Paulo, sem Nino, e outras duas no empate pelo mesmo placar ante o Santos, dessa vez na ausência de Manoel.

Titular absoluto no Flu desde 2019, Nino vive ótima temporada e chegou a ser ventilado no Fenerbahce-TUR, de Jorge Jesus, mas assegurou que a cabeça continua no clube das Laranjeiras.

Na partida deste domingo, ele foi um dos principais responsáveis pela vitória sobre o Dourado do Mato Grosso. Seguro, foi responsável por 5 cortes, 2 chutes bloqueados, 2 interceptações e 1 desarme, além de sair do Maracanã sem sofrer um drible, segundo o SofaScore. O zagueiro anos ainda acertou todos os passes (61) e lançamentos (4) que tentou.

Manoel também teve desempenho sólido diante do time mato-grossense. Foram 2 chutes bloqueados, 1 desarme, 1 corte e nenhum drible sofrido, além de 97% de acerto nos passes (74) e 7 de 8 lançamentos.

Disputando posição com David Braz e Luccas Claro no início da temporada, o defensor de 32 anos evoluiu após a chegada de Fernando Diniz, ganhando a confiança do técnico e a vaga na zaga ao lado de Nino. Desde que garantiu o seu lugar entre os 11 titulares, só não atuou contra o Santos, quando esteve suspenso.

Maior série invicta do país

Com os bons desempenhos da defesa e o segundo melhor ataque do Brasileirão, liderado por Germán Cano, artilheiro da competição e do futebol mundial em 2022, o Fluminense tem agora a maior sequência invicta entre os times da primeira divisão nacional.

Após a derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO, em 11 de junho, o Tricolor ganhou dez partidas, empatou três, marcou 25 gols e sofreu nove. O aproveitamento no período é de 84,6%.

O próximo desafio à invencibilidade do time de Fernando Diniz e da dupla Manoel e Nino será uma prova de fogo.

No domingo (14), às 19h (horário de Brasília), o Flu visita o Internacional, no Beira-Rio.