Topo

Brasileirão - 2022

Cano marca, Fluminense vence o Cuiabá e aumenta invencibilidade

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/08/2022 17h54

Em uma tarde marcada por homenagens a Jô Soares no Maracanã, o Fluminense jogou com superioridade, bateu o Cuiabá por 1 a 0 e acrescentou mais uma partida à sua série invicta. Agora, são 13 confrontos sem perder. O gol que valeu os três pontos foi marcado logo no primeiro minuto, por Germán Cano, mais isolado ainda como o artilheiro do Brasileirão.

A vitória pela 21ª rodada leva o Tricolor a 38 pontos, retomando o terceiro lugar da competição. O Dourado permanece com 20, na 17ª posição.

Na próxima rodada, o Cuiabá recebe o Juventude no sábado (13), às 20h30, na Arena Pantanal. O Flu encara o Internacional no Beira-Rio, às 19h de domingo (14).

Quem foi bem: Ganso

A assistência de letra para Germán Cano foi o lance mais bonito da ótima atuação de Paulo Henrique Ganso. Além do passe para o gol, o meia acertou ótimas enfiadas ao longo do jogo e levou perigo com um chute de fora da área. O camisa 10 novamente foi um dos grandes destaques do Tricolor, e em mais de uma oportunidade foi ovacionado pelos tricolores no Maracanã. Desgastado na etapa final, deixou o campo aplaudido pela torcida.

Quem foi mal: Valdívia

Condicionado pela imposição do estilo de jogo do Fluminense, Valdívia pouco criou no ataque e desperdiçou as jogadas quando foi acionado. Na marcação, também não conseguiu colaborar. Atuação apagada do meia-atacante do Dourado.

Flu marca cedo, se impõe em casa e mantém superioridade

O Fluminense fez valer a superioridade técnica e tomou conta do jogo desde o primeiro minuto: em pressão à zaga do Cuiabá, Matheus Martins roubou a bola, Cano acionou Ganso, recebeu um lindo passe e chutou de canhota, de primeira, para abrir o placar. Os donos da casa seguiram tomando conta do jogo, ainda que com menos ímpeto, valorizando a posse de bola e levando perigo com Cano, mais duas vezes, e Arias. Na etapa final, o Flu manteve o ritmo e quase ampliou com Cris Silva, que parou em ótima defesa de Walter.

Cuiabá sofre com jogo do Fluminense e não oferece perigo

Ante o jogo ofensivo e de posse de bola do time de Fernando Diniz, o Cuiabá sofreu para atacar e gerar boas chances para marcar. As melhores vieram por bola parada, principalmente com Rodriguinho, ainda na primeira etapa. No segundo tempo, o Dourado se lançou mais ao ataque, mas ainda assim não encontrou espaços na defesa adversária.

Sem perder há 13 jogos

A fase de Cano, Ganso, Diniz e companhia é de dar inveja. Somando Brasileirão e Copa do Brasil, o Flu está há 13 jogos sem perder, com dez vitórias e três empates. A última derrota do elenco tricolor foi em 11 de junho, diante do Atlético-GO, por 2 a 0, pela 11ª rodada da Série A.

Lorenzo, líder mundial das dedicatórias em 2022

Ninguém recebeu tantas dedicatórias em 2022 quanto Lorenzo, filho de Germán Cano. Motivo da famosa comemoração do atacante, o garoto viu o pai marcar 30 gols na temporada, que fazem dele o artilheiro do futebol mundial no ano. O argentino é também o principal goleador do Brasileirão, e 'fez o L' 13 vezes na competição.

'Ah, é Jô Soares!'

Em homenagem a Jô Soares, que morreu na última sexta-feira (5), aos 84 anos, o time do Fluminense entrou com o nome de seu ilustre torcedor escrito na camisa. O carinho também se viu nas arquibancadas. "Ah, é Jô Soares!", gritavam os tricolores antes de a bola rolar no Maracanã.

Parceria contra o racismo

O jogo desse domingo marcou também o início da parceria do Tricolor com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, com ações e projetos de combate ao racismo. Os jogadores entraram com um 'patch' da instituição no uniforme. As camisas de seis atletas serão leiloadas na plataforma Play For a Cause, e os valores arrecadados serão destinados ao Observatório e à ONG Basquete Cruzada.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 1 x 0 Cuiabá

Competição: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 07/08/2022

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Hora: 16h (de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)

Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Cartões amarelos: Felipe Melo (FLU) e Rafael Gava (CUI)

Cartões vermelhos:

Gols: Cano (FLU), a 1 minuto do 1º tempo

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Mario Pineida (Cris Silva); Felipe Melo (Martinelli), Nonato e Paulo Henrique Ganso (Nathan); Matheus Martins, Arias (Marrony) e Cano (Willian). Técnico: Fernando Diniz.

Cuiabá: Walter; Daniel Guedes, Joaquim, Marllon (Marcão) e Alan Empereur; Pirani, Osorio e Pepê (Camilo); Valdívia (Alesson), Rafael Gava (Denilson) e Rodriguinho (André Luís). Técnico: António Oliveira.