Topo

Flu anuncia parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Fluminense fechou parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol - Comunicação/FFC
Fluminense fechou parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol Imagem: Comunicação/FFC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/08/2022 22h26

O Fluminense anunciou hoje (6) uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, visando ações e projetos de combate ao racismo.

A instituição prestará serviços de consultoria e auxílio para a adoção de políticas de diversidade no clube, como a criação de conteúdo e comunicação em campanhas do Tricolor, e também de materiais didáticos para atletas e funcionários sobre inclusão e práticas antirracistas.

O primeiro ato da cooperação será a entrada dos jogadores do Flu com o patch do observatório no uniforme durante o jogo contra o Cuiabá, no Maracanã, às 16h de amanhã (7).

O Tricolor vai leiloar as camisas de seis jogadores na plataforma Play For a Causa após a partida, destinando metade da verba à instituição antirracista, e a outra parte do valor arrecadado à ONG Basquete Cruzada. A organização promove inclusão social de crianças e adolescentes a partir do esporte, da cultura e do entretenimento.

A parceria será uma ferramenta de alerta à sociedade brasileira sobre a importância dos clubes se manifestarem para combater o racismo e dialogarem com as pessoas acerca do tema, segundo Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório.

"Não adianta pensarmos somente em punição. É necessário e urgente pensarmos em campanhas educativas e de conscientização dos torcedores do que é o racismo e de como ele interfere na sociedade de um modo geral, e não apenas para pessoas negras", afirmou Carvalho.