Topo

OPINIÃO

Colunistas: Corinthians acerta ao oferecer Luan de graça ao Santos?

Luan não entra em campo pelo Corinthians desde fevereiro, pelo Paulistão - Kely Pereira/AGIF
Luan não entra em campo pelo Corinthians desde fevereiro, pelo Paulistão Imagem: Kely Pereira/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/08/2022 12h33

Eleito melhor jogador da Libertadores de 2017 pelo Grêmio, Luan, hoje sem espaço no Corinthians, está prestes a se transferir para um time rival, o Santos, que já prepara o seu anúncio. O Timão deve arcar com 100% dos salários até novembro.

Segundo apurou o UOL Esporte, a procura partiu do próprio Corinthians, em conversa entre os presidentes Duilio Monteiro Alves e Andres Rueda na semana passada.

O mandatário do Corinthians entende que o Santos é um bom lugar para dar vitrine ao meia-atacante que não joga desde fevereiro. O Peixe ficaria com uma taxa de vitrine em caso de venda.

O Santos não tinha Luan como opção no mercado, mas gostou da ideia de não pagar o alto salário na tentativa de recuperar o futebol do atleta destaque no título da Libertadores pelo Grêmio, em 2017.

Diante deste cenário, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: o Corinthians acerta ao oferecer Luan de graça ao Santos? Confira as respostas:

Sim. Não faz sentido deixar o jogador encostado se há algum interesse por ele, já que o clube precisará pagar seu salário de qualquer modo. Assim, ao menos o Corinthians tem a chance de dar uma vitrine a ele e possivelmente arrumar uma venda aceitável ao final da temporada. Para o Santos, só há prejuízo se ele for do tipo que contamina vestiário. Fora isso, parece-me que todos podem sair ganhando.
ALICIA KLEIN

Sim, Luan precisa jogar. Mas diante da situação financeira do Corinthians, o mais correto seria o clube que recebe o atleta pagar pelo menos parte dos salários. E fica também a dúvida se o Santos, no momento, é a melhor "vitrine" para o jogador.
ANDRÉ ROCHA

A situação do Luan é tão atípica e surreal que, na verdade, devemos lançar outra pergunta: acerta o Santos em contratá-lo, mesmo sem custos?
BRUNO ANDRADE

Sim. Já está na cara que Vitor Pereira não vai usar Luan, então emprestar é o caminho. Como ele ganha muito e ninguém vai querer pagar, uma maneira de tentar diminuir o prejuízo é colocá-lo onde ele vai ter chance de jogar. E digo diminuir prejuízo porque recuperar tudo já é missão impossível.
DANILO LAVIERI

O Corinthians acerta ao dar oportunidade para Luan se reencontrar.
JUCA KFOURI

Neste momento, Luannão significa nenhuma perspectiva de ganho para o Corinthians. Nem técnico nem financeiro. Então parece uma boa, sim. O Santos não compete com o Corinthians no momento. Vai que Luan joga bem e algum clube desavisado resolve pagar algo por ele
JULIO GOMES

Inexplicável, a não ser que haja uma explicação. O que o Corinthians ganha? Luan se recupera, volta a jogar um grande futebol e retorna ao clube? Difícil. O negócio é bom, por enquanto, apenas para Luan, que terá nova chance. O Santos passa a ter um "corpo estranho" no elenco, não se sabe se vai dar certo.
MENON

Não sabemos se o que está acontecendo com Luan é da ordem do emocional ou do físico. Sabemos que Corinthians e Luan estavam sustentando uma relação acabada. Por isso, a princípio me parece bom para todos os envolvidos: Santos, Corinthians e Luan. O Santos pode se dar bem se Luan se motivar e voltar a sorrir. Mas seria preciso saber o que tem Luan para cravar que é bom para o Santos.
MILLY LACOMBE

Para o Corinthians pode não ser um bom negócio. Vai pagar os salários do mesmo jeito e é bem possível que, mesmo assim, ele não consiga jogar o suficiente no Santos para despertar o interesse de algum time por aí. Mas, se o clube estiver pensando no bem do atleta, que no Parque São Jorge não terá mesmo chances, merecerá os parabéns! Afinal, todo mundo merece ter espaço para trabalhar e para tentar se reencontrar profissionalmente.
MILTON NEVES

Não. Se o negócio for fechado nesses moldes, o Corinthians vai reforçar um rival pagando 100% do salário do jogador. Bom não é. A aposta de que Luan se valorize na Vila Belmiro é arriscada e só se justifica se o Timão tiver algum alívio financeiro imediato. O que sustenta a tese de que Luan vai arrebentar no Santos e se valorizar depois de tanto tempo sem jogar nada?
PERRONE

Para o Corinthians o negócio pode ser bom. O clube não acredita mais no jogador, o técnico Vítor Pereira já deixou claro que não conta com ele. A ideia seria valorizar minimamente o meia para poder vendê-lo o quanto antes.
RODOLFO RODRIGUES

Acho que a questão tem que ser encarada por diferentes pontos de vista. Tá nítido que há algum problema com ele, e não parece ser de ordem física. Não sabemos se o empréstimo para ele é exatamente bom. Por outro lado tem o clube, que pagará um salário alto para que o jogador atue num rival. Talvez o negócio não seja bom nem para o Santos, pois criará expectativa em cima de alguém que não dá respostas há pelo menos três anos.
RODRIGO COUTINHO

O Corinthians fez justiça à língua portuguesa e deu sentido à palavra 'empréstimo'. O que o futebol sempre fez foi aluguel, ceder por um período fixado mediante a pagamento. O Corinthians, não: empresta Luan de verdade, cede sem custos, paga os salários pornográficos e, em troca, talvez receba um 'obrigado, mano'. Lembrou a minha saudosa vó Cida, que me emprestava o apartamento dela na Vila Tupy, na Praia Grande, quando eu era adolescente e eu não pagava nem o condomínio, nem a água, nem a limpeza e ainda atacava as latas de sardinha que tinham na despensa. Obrigado, vó!
VITOR GUEDES