Topo

Perecini sobre Felipe Alves: 'Foi uma estreia mediana e pouco relevante'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/07/2022 19h47

Priorizando a partida válida pela Copa Sul-Americana ano meio de semana, diante do Ceará, Rogério Ceni colocou em campo um São Paulo bastante alternativo. Até por isso, a estreia do goleiro Felipe Alves poderia ser um dos pontos altos do duelo contra o Athletico Paranaense, que terminou em 1 a 0 para o Furacão. Afinal, o novo reforço foi anunciado na sexta, ele foi apresentado no sábado e entrou em campo na tarde deste domingo.

Na Live do São Paulo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Tricolor, o jornalista Gabriel Perecini foi enfático em dizer que a estreia do novo arqueiro são paulino foi bastante discreta, e que isso só virou manchete por conta da grande novela que se criou em torno do assunto nas últimas semanas - principalmente depois da lesão de Jandrei e das atuações questionadas de Thiago Couto. "Achei comum, todo goleiro do São Paulo ou vai muito bem ou vai muito mal", disse.

"[Quando] ele comete uma falha e é uma catástrofe, aí ele pega um pênalti ou ele faz uma boa defesa - como no chute do Vítor Roque - e é 'o goleiro'. Achei uma estreia normal, de um goleiro que estava sem ritmo de jogo, e o pênalti ilustra isso. Ele erra a decisão e a execução, e faz uma defesa boa. Foi uma estreia mediana e pouco relevante. Se não fosse todo o escarcéu do São Paulo para contratar um goleiro, a gente não estaria falando sobre isso. Se fosse o Jandrei fazendo isso, estava tudo bem", acrescentou.

Enquanto Marcelo Hazan seguiu a mesma linha de Perecini, dizendo que 'a discussão se agigantou' pela negociação das últimas semanas, Menon foi um pouco mais crítico sobre a vinda do ex-jogador do Fortaleza - que estava emprestado ao Juventude. "Até o final de 2023, o São Paulo vai ter o Felipe Alves e o Jandrei. Ou seja, dois goleiros que não estão entre os 15 melhores do Brasil. É uma contratação para 'tapar' buraco, e muito perigosa. Goleiro é uma posição diferenciada", começou.

Na sequência, Menon foi um pouco mais além e disse que a vinda de agora camisa '1' foi reflexo de uma sucessão de erros cometidos pela diretoria do Tricolor: "É lógico que o São Paulo não conseguiria contratar um grande goleiro de uma hora para a outra, mas isso é reflexo de uma série de barbeiragens [da diretoria] que a gente já falou há tempos. Sabia que precisava de um goleiro meses antes de o Tiago Volpi sair, e não fez nada".

Sobre a partida de Felipe contra o Athletico, o jornalista foi direto: "Fez duas grandes defesas, mas é inadmissível um jogador fazer um pênalti desses, que ele fez. É uma palhaçada, um tipo de jogada que eu detesto. Goleiro tem que defender bola. Sei que muita gente considera isso essencial no jogo de hoje, que o goleiro participe da construção [das jogadas], mas eu detesto esse tipo de jogada. Acho bem discutível, não gosto muito. Considero a estreia dele um perigo", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quarta-feira (03.08), logo após a partida contra o Ceará, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.