Topo

Corinthians

Vítor Pereira elogia partida de Fausto Vera: "qualidade para criar"

Fausto Vera no primeiro ensaio como jogador do Corinthians - Divulgação/Corinthians
Fausto Vera no primeiro ensaio como jogador do Corinthians Imagem: Divulgação/Corinthians

Do UOL, em São Paulo

30/07/2022 23h32

O Corinthians teve uma vitória sem sustos sobre o Botafogo, na noite deste sábado (30). O 1 a 0 serviu para o Timão recuperar o moral antes da partida decisiva contra o Flamengo, na próxima terça-feira (2), pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Além dos três pontos, o técnico Vítor Pereira também ganhou uma alternativa de qualidade no meio de campo.

Fausto Vera foi titular do Timão pela primeira vez e deixou uma ótima impressão. "O Fausto, em termos de treino, fez um treino com os companheiros. É outro [jogador] que está chegando. E teve de se ligar aos outros no jogo", destacou o comandante do Timão, ao comentar sobre como o argentino fez para superar a falta de entrosamento com seus parceiros de time.

O argentino começou o jogo um pouco tímido, mas aos poucos foi se soltando. Se no Argentinos Juniors, seu ex-clube, o jogador fazia uma função mais defensiva, como volante à frente da zaga, diante do Botafogo ele teve mais liberdade.

No primeiro tempo, ainda quando a partida estava empatada, ele apareceu de surpresa na área rival, mas chutou para fora.

Na etapa final, cresceu de produção. Deu toques de calcanhar para superar a marcação do time carioca, auxiliou na marcação do rival, e apareceu ainda mais vezes na frente, em condições de chutar a gol e levar perigo à meta defendida por Gatito Fernández.

"O jogo transmitiu confiança para ele. Ele tem chegada na área, chute de fora, qualidade para criar, e foi ganhando isso com o decorrer do jogo. Não foi nada especial que disse para ele no intervalo, foi só um ou outro ajuste tático, e mais defensivo que ofensivo. E foi a confiança para aparecer na área", elogiou Vitor Pereira.

A vitória sobre o Botafogo serviu para o Corinthians não deixar o Palmeiras abrir sete pontos de vantagem na liderança do Brasileirão. Com o triunfo deste sábado, o Timão foi a 38 pontos, e permanece quatro atrás do rival alviverde.


Veja outras respostas de Vítor Pereira


Renato Augusto

"Acho que já expliquei, o Bruno Mazziotti já explicou publicamente. Ele está muito melhor, mas ainda não fez qualquer treino com a equipe. Está na parte final daquela transição para ser integrado com a equipe. Por isso ainda não esteve nesse jogo. Foi uma lesão muito chata, difícil de recuperar. Foram 12 jogos, mas aqui não passa tanto tempo para ser 12 jogos. Esperamos que ele possa se recuperar."

Sobre a vitória

"Nem eu nem eles (jogadores) ficamos satisfeitos com o resultado e com o jogo que fizemos na Copa do Brasil. Tínhamos que dar uma resposta, voltar ao nosso nível, e demos uma resposta contra uma boa equipe, num jogo bem jogado. Um jogo com ritmo, bom jogo para se ver. Ganhamos com justiça, podíamos ter um jogo mais tranquilo, tivemos chance de fazer ou segundo ou terceiro, não aconteceu. E no final cresceram ali nos últimos cinco minutos e criaram uma situação que podia ter custado dois pontos. Não aconteceu, temos o Cássio no gol. Acho que merecemos a vitória."

Willian abaixo do que pode?

"Willian tem tido um ou outro problema, esse no ombro é incapacitante, persiste, a dor continua, já tem menos dor, mas é uma dor que o limita e o impede de alguns movimentos. E acredito que afeta a performance. É um desequilibrador, pode desequilibrar um jogo a qualquer momento, não tem um grande registro de gols na carreira, é mais de assistir, de criar para os outros, muito marcado em cima, que sofre muitas faltas, muitas pancadas, isso tem limitado esses problemas. Neste momento, quem vem de lesão prolongada é natural que agora, sem poder treinar, os jogos que dão o ritmo. A ele e a aqueles que estiveram fora e estão readquirindo o ritmo nos jogos. Fazemos praticamente um treino entre os jogos. É o jogo que dá a melhor condição para eles. Com Willian, é o que está acontecendo."

Quem vai formar a dupla de zaga

"Vamos ter que encontrar a melhor dupla de acordo com o adversário. Raul está fora, ele sentiu qualquer coisa, nada especial, mas está entregue ao departamento médico. Tínhamos o Gil, que jogou o último jogo, que entrou nesta gestão de elenco, passamos três dias, viajamos à noite, chegamos às quatro da manhã, a forma como recuperamos não permitia jogar com essa intensidade. Em relação à zaga, Balbuena e Bruno jogaram muito bem, um jogo muito consistente, como a equipe no geral. E vamos encontrando a melhor dupla em condições de dar a resposta às características do adversário."

Sem definição ainda sobre Mateus Vital e Ramiro

"Com essa janela, temos que perceber como vai ficar o elenco. Vamos ter uma conversa com a direção do clube para definirmos com qual elenco vamos contar, neste momento é prematuro usar o Vital sem saber se fica ou se irá sair. Estou na fase de avaliar as qualidades do Vital e do Ramiro, mas são jogadores de qualidade. Léo Natel também, mas está machucado no joelho. São jogadores com o espírito que eu gosto, mas não chegou a hora de tomar decisões."

Corinthians