Topo

Faz o L! Por que Germán Cano comemora seus gols com esse gesto?

Cano, do Fluminense, comemora gol fazendo o "L" - Thiago Ribeiro/AGIF
Cano, do Fluminense, comemora gol fazendo o 'L' Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

28/07/2022 10h37

Artilheiro do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do país em 2022, Germán Cano vive um ano especial no Fluminense. Com tantos gols marcados, vimos ele repetir o "L" com a mão, sua marca registrada na hora de comemorar o feito. O gesto virou mania entre os torcedores do Vasco, quando o jogador ainda vestia a camisa do time, e agora viralizou nas redes sociais com a tag "Faz o L" entre os fãs tricolores.

Por que ele celebra os gols desse jeito

O gesto é uma forma de homenagear seu filho, usando a inicial do nome do garoto, contou o atacante em uma entrevista à Vasco TV, quando ainda defendia o clube.

"Sempre que faço um gol dedico ao meu filho, Lorenzo. É a minha felicidade. Sempre dedico a ele, porque enche meu coração e minha alma, é sempre lindo um pai dedicar um gol ao seu filho", disse Cano.

A comemoração de Cano pode até ser confundida com a forma como Antoine Griezmann, francês do Atlético de Madrid, celebra os seus gols colocando a mão na testa, com o sinal de L. Apesar da semelhança, os movimentos não estão relacionados.

A comemoração do francês é inspirada na dança "Take the L" (em português "Aceite a derrota") do game Fortnite, que é usada para provocar adversários quando eles são eliminados em uma partida.

Quem é o filho de Cano?

Lorenzo Cano Otero nasceu em 13 de julho de 2018, fruto do relacionamento com Rocío Otero, esposa do jogador. O pequeno nasceu na Colômbia, quando o atacante ainda defendia as cores do Independiente Medellín.

Com a fama do pai e da comemoração do "L", Lorenzo também se tornou uma pequena celebridade entre os ex e atuais companheiros de time de Germán, tanto no Vasco como no Fluminense.

Números de Cano na temporada

Na atual temporada, a torcida do Fluminense tem visto o "L" várias vezes, porque o argentino é o grande goleador da equipe treinada por Fernando Diniz. Até o momento, considerando todas as competições, foram 28 gols em 46 jogos.

Ele é hoje o maior artilheiro por temporada do Fluminense nos últimos cinco anos.

Ao marcar um gol contra o Bragantino, no domingo, no Raulino de Oliveira, Germán Cano desbancou o inglês Albert Victor Buchan e entrou no top 9 de maiores artilheiros estrangeiros do Fluminense na história. Ele já havia superado o sérvio Dejan Petkovic na 10ª colocação.

O centroavante também já é o segundo maior goleador gringo do Fluminense em uma mesma temporada —só está atrás do seu compatriota Doval, que fez 39 em 1976.

Ele também foi o primeiro jogador do Fluminense, na era dos pontos corridos, a ultrapassar a marca de 10 gols no primeiro turno do Brasileirão. Além disso, de acordo com o SofaScore, o atacante é o líder de participações em gols na 1ª divisão do Brasil.

Restando apenas 4 meses para o fim da temporada no futebol brasileiro, Cano pode aumentar ainda mais seus números, e, muito provavelmente, tornar-se ídolo do clube no seu primeiro ano como jogador do Fluminense.

Com a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, o Tricolor das Laranjeiras tem garantidos pelo menos 24 partidas na temporada, então a expectativa é grande para que ele supere a marca dos 30 gols no ano, algo que ainda não tinha acontecido desde que ele veio para o Brasil.

Argentino de Buenos Aires, Cano está com 34 anos e disputa a terceira temporada no futebol brasileiro. O Fluminense é o segundo clube do futebol brasileiro, e no Rio de Janeiro, que o argentino defende. Nas duas últimas temporadas, ele atuou pelo Vasco, onde fez 101 jogos e marcou 43 gols.

Antes de vir para o futebol brasileiro, ele estava no Independiente de Medellín, da Colômbia, onde marcou 35 gols em 39 partidas. Revelado pelo Lanús, da Argentina, onde foi campeão nacional em 2007, Cano já foi convocado para a seleção Sub-20 de seu país.