Topo

Benedetto, Palermo e mais: os pênaltis mais bizarros já cobrados no futebol

Dario Benedetto desperdiça cobrança de pênalti em Boca Juniors x Corinthians pela Libertadores - Marcelo Endelli/Getty Images
Dario Benedetto desperdiça cobrança de pênalti em Boca Juniors x Corinthians pela Libertadores Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para o UOL

09/07/2022 04h00

O fiasco de Benedetto contra o Corinthians não está só na história do futebol. O argentino do Boca, que perdeu dois pênaltis e isolou o decisivo que poderia dar a vitória ao time na disputa, se junta a outros diversos nomes do futebol que já pagaram mico nesse momento tenso.

Pensando nas cobranças vergonhosas, separamos 9 dos maiores vexames em cobranças de pênalti na história do futebol, incluindo, claro, o de Benedetto.

Alerta de gatilho: vem muita vergonha alheia por aí.

Palermo

Em 1999, Martín Palermo perdeu três pênaltis em uma mesma partida contra os colombianos. A disputa entre Argentina e Colômbia valia pelo Grupo B da Copa América naquele ano.

O argentino teve 3 oportunidades de converter durante a partida. Na primeira, o camisa 9 afundou a bola no travessão e na segunda ele isolou a bola. Já em sua última chance, cobrou na meia altura do canto, facilitando o trabalho do goleiro, que defendeu.

A ironia foi um placar final de 3 a 0 para a Colômbia, o que poderia não ter acontecido caso o jogador argentino não tivesse errado tanto.

Benedetto

Darío Benedetto, atacante do Boca Juniors, perdeu dois pênaltis na partida de volta contra o Corinthians, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores 2022, na terça-feira (5). O primeiro pênalti perdido pelo argentino foi durante o tempo normal de jogo quando a bola acertou a trave de Cássio.

Benedetto perdeu a segunda oportunidade de classificar seu time ao isolar o chute no quinto pênalti da série. O Corinthians acabou ganhando nas bolas alternadas.

William

William foi infeliz ao escolher a forma como bateu a quarta cobrança de pênalti na partida entre Botafogo e Fluminense pela Copa Sul-Americana em 2006.

O alvinegro bateu muito fraco no meio do gol, dando a chance de o goleiro Diego, que já havia caído, conseguir se recuperar e defender a bola.

O placar final nos pênaltis ficou 4 a 2 para o Fluminense que se classificou para a fase internacional da competição.

(A cobrança de William começa aos 2:42 do vídeo)

Peter Devine

Peter Devine passou vergonha ao cobrar o pênalti na partida entre Lancaster City e Whitley Bay na final da Copa da Divisão 1 da HFS Northern Premier League, uma liga de futebol inglesa, de 1991.

Devine foi com muita empolgação e acabou escorregando no gramado que estava em péssimas condições.

Alexandre Pato

Na partida entre Corinthians e Grêmio pela semifinal da Copa do Brasil de 2013, Alexandre Pato ficou com a última cobrança de pênalti. O jogador tentou a cavadinha e entregou a bola para o goleiro Dida.

O Grêmio avançou na competição ao vencer o Corinthians.

Messi

Na final da Copa América de 2016, a disputa entre Argentina e Chile poderia dar a Messi o primeiro título com a camisa da seleção, mas o craque errou o pênalti, isolando seu chute.

O erro ajudou na derrota da Argentina e a consagrar o Chile bicampeão.

Sergio Ramos

A partida entre Bayern de Munique e Real Madrid válida pela final da Liga dos Campeões de 2012 foi marcada por algumas cobranças de pênaltis erradas, entre elas a de Sergio Ramos.

O zagueiro do Real Madrid partiu para a quarta cobrança do time e mandou a bola bem longe, isolando seu chute.

Mas Sergio Ramos não foi o único. Nesse mesmo jogo, Kaká e Cristiano Ronaldo também perderam um pênalti cada um ao chutarem no mesmo canto.

Os erros levaram Bayern de Munique a avançar na competição após vitória por 3x1 nos pênaltis.

Roberto Baggio

Roberto Baggio, considerado um dos maiores jogadores italianos, foi protagonista de uma cobrança inesquecível para os brasileiros. Na Copa do Mundo de 1994, o craque isolou a bola por cima do gol na última cobrança, consagrando o tetracampeonato brasileiro.

Xabi Alonso e Phillip Lahm

Xabi Alonso e Phillip Lahm desperdiçaram suas chances de pênaltis na partida entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique valendo a final da Copa da Alemanha.

Ambos os jogadores escorregaram antes da cobrança, fazendo que a bola fosse parar bem longe.

É claro que a lista poderia ser infinita: como não esquecer o Brasil x Paraguai pela Copa América em que os brasileiros isolaram diversos pênaltis em sequência e culparam o gramado? Além de outros icônicos como o do meia Roger, do Corinthians, pela Copa do Brasil - e rendeu até rumores de que ele queria derrubar o técnico Passarella.

Se lembra de algum outro que ficou fora da lista, comente abaixo - quem sabe não entra em uma próxima?