Topo

São Paulo

Galoppo, zagueiro e goleiro: São Paulo abre série decisiva com indefinições

Rogério Ceni fala com jogadores do São Paulo durante jogo contra o Goiás, disputado no Morumbi e válido pelo Campeonato Brasileiro - JEFFERSON DE AGUIAR/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Rogério Ceni fala com jogadores do São Paulo durante jogo contra o Goiás, disputado no Morumbi e válido pelo Campeonato Brasileiro Imagem: JEFFERSON DE AGUIAR/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

25/07/2022 04h00

O São Paulo tem assuntos dentro e fora de campo a resolver antes de enfrentar o América-MG na próxima quinta-feira (28), no Morumbi, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor inicia uma sequência decisiva cheio de indefinições.

A diretoria do São Paulo pretende cumprir a promessa feita ao técnico Rogério Ceni de reforçar o elenco caso o time avançasse nas duas competições: Copa do Brasil e Sul-Americana. Com calendário apertado e a dificuldade de conciliar com o Campeonato Brasileiro, o Tricolor vê seu grupo principal cada vez mais enxuto.

A expectativa são-paulina é fechar com reforços nos próximos dias. As negociações ocorrerão em meio a uma maratona de jogos importantes. Em três semanas, o Tricolor enfrentará o América-MG duas vezes pela Copa do Brasil, o Ceará duas vezes pela Sul-Americana e Athletico, Flamengo e Red Bull Bragantino pelo Brasileirão.

O reforço mais próximo é o argentino Giuliano Galoppo, do Banfield (ARG). O meio-campista de 23 anos já está no Brasil para os detalhes finais da negociação. O São Paulo deve contar com a ajuda de um investidor para pagar os 6 milhões de dólares (R$ 33 mi) necessários. Seria a maior compra da história do clube.

Para contar com Galoppo diante do América-MG na quinta-feira, o São Paulo precisa inscrevê-lo até a noite de terça na Copa do Brasil. O Tricolor está otimista que haja tempo hábil.

Além de Giuliano Galoppo, o São Paulo quer um zagueiro. Essa posição, inclusive, é a prioridade de Ceni, mas o técnico entende que um jogador de ataque seja mais rentável para um investidor.

O Tricolor quer uma reposição para Arboleda, que operou o tornozelo e só deve voltar em 2023. Com Miranda e Léo no departamento médico, Rogério Ceni só ficou com Diego Costa, chamou Luizão e Beraldo do sub-20 e precisou improvisar Rafinha.

"Quando patrocinador pode dar aquele jogador, temos que aceitar ou não. Não podemos escolher um defensor ou outro jogador. É um patrocinador que oferece uma oportunidade de ter um grande jogador, jovem e que pode nos ajudar muito se o negócio de fato acontecer. Dentro da situação do clube, estamos vendo a oportunidade de mais um defensor desde a lesão do Arboleda. Como ele se lesiona, temos que repetir mais os zagueiros, gerando probabilidade maior de lesão. Precisamos nessa posição, mas é difícil de encontrar no mercado e não podemos acumular gastos e dívidas. E se ficarmos num campeonato só?", disse Ceni, em entrevista coletiva.

O São Paulo também está de olho num goleiro para brigar por posição com Jandrei. John, do Santos, interessa, mas a negociação é considerada difícil. O jovem Thiago Couto não empolga.

Departamento médico cheio

O São Paulo tem um time inteiro no DM. As principais ausências estão no sistema defensivo: Jandrei (trauma nas costas), Léo (edema no adutor da coxa), Arboleda (cirurgia no tornozelo esquerdo), Miranda (desconforto muscular), Walce (recuperação de cirurgia) e Reinaldo (estiramento na coxa)

Patrick, substituído no segundo tempo do empate com o Goiás por causa de problema na coxa, deve se juntar a Alisson (torção no joelho direito), André Anderson (dores musculares), Caio (cirurgia no joelho direito) e Luan (cirurgia no adutor esquerdo). Ao todo, são 11 baixas.

Para a decisão contra o América-MG, o São Paulo pode contar com o goleiro Jandrei, que está melhor após o problema nas costas. Miranda e Léo são dúvidas. Os demais não devem estar à disposição.

São Paulo