Topo

Willian pede punição severa após violência na Vila e cobra autoridades

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

14/07/2022 11h20

O meia-atacante Willian, do Corinthians, cobrou as "autoridades responsáveis" pelas cenas de violência que aconteceram na Vila Belmiro na noite de ontem (13), na partida de volta das oitavas da Copa do Brasil. No Instagram, o jogador disse que o futebol brasileiro "caminha a passos largos para uma tragédia" e pediu punição severa aos torcedores do Santos que invadiram o gramado e agrediram Cássio.

"O futebol brasileiro caminha a passos largos para uma tragédia anunciada. Esses bandidos que se dizem torcedores precisam ser punidos de forma severa, para que sirvam de exemplo", introduziu Willian.

"Além disso, os estádios precisam garantir a segurança tanto aos atletas quantos à maioria dos torcedores, que certamente não compactuam com esse comportamento selvagem dos que se disfarçam de torcedores para cometer agressões e agir de forma ilegal. Espero que as autoridades responsáveis façam a sua parte", concluiu o atleta.

Mesmo com a derrota por 1 a 0 na Vila Belmiro, o Corinthians avançou às quartas de final da Copa do Brasil por ter vencido o primeiro duelo, na Neo Química Arena, por 4 a 0. O adversário da equipe será definido em novo sorteio da CBF, que acontecerá na terça-feira que vem (19).

A invasão

Após o árbitro Jean Pierre Lima encerrar a partida, que terminou com a eliminação do Santos, torcedores do Peixe invadiram o gramado e tentaram agredir o goleiro Cássio. Um homem só não acertou uma voadora em cheio nas costas do goleiro corintiano porque o atacante Marcos Leonardo atrapalhou a ação.

Momentos antes, sinalizadores e bombas foram lançados da arquibancada em direção a Cássio. A partida ficou paralisada por alguns minutos.

Com a violência, uma enorme confusão se formou em campo e forçou o elenco do Corinthians a ir para o vestiário. Após a partida, oito torcedores foram detidos e encaminhados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Em comunicado publicado na madrugada de hoje (14), poucas horas após o final do confronto, o Alvinegro paulista definiu como inaceitável a violência sofrida pelos seus atletas. O clube informou que todos os atletas estão bem e prometeu cobrar punições ao Santos.

A esposa de Cássio, Janara Sackl, desabafou e definiu o agressor da Vila Belmiro como "covarde". Ela também relembrou as ameaças que receberam há pouco mais de três meses de torcedores do Corinthians.

Além de Willian, outros jogadores se manifestaram sobre o episódio. O ídolo santista Neymar, camisa 10 da seleção brasileira e do PSG, lamentou a eliminação do Santos, mas ressaltou que ficou mais triste pela atitude do torcedor.

O atacante Gustavo 'Mosquito' também condenou a violência na Vila. "Vergonhoso o que passamos aqui hoje, graças a Deus estamos bem e saímos com a classificação", publicou, nos Stories.

gustavo mosquito - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gustavo 'Mosquito', do Corinthians, classificou a violência na Vila como "vergonhosa"
Imagem: Reprodução/Instagram

Posicionamento do Santos

"O Santos FC lamenta os fatos ocorridos ao final da partida contra o Corinthians, na noite de quarta-feira (13), na Vila Belmiro. O Clube não pode compactuar com atitudes agressivas, contra tudo o que o esporte prega, e lamenta ter sido palco para que vândalos travestidos de torcedores agissem como marginais.

Leonardo Valeriano de Souza, Lucas da Silva Ramos, Cristopher Barbosa Barcelos, Matheus da Silva Pereira e Gabriel Andrade dos Santos foram detidos e identificados pela Polícia Militar, já tendo sido elaborados os respectivos Boletins de Ocorrência com a aplicação de pena restritiva de direitos aos mesmos, consistente em multa pecuniária em favor do Estado, denúncia junto ao Ministério Público.

Destes cinco, o Santos FC já identificou que Gabriel Andrade dos Santos pertence ao quadro de sócios do Clube e iniciará o processo de expulsão. Eventuais danos financeiros que o Clube venha a sofrer, em razão dessa ocorrência, serão cobrados judicialmente dos infratores.

O Santos FC se desculpa com toda a sua torcida, com os atletas do time adversário, com a CBF e com o público em geral que assistiu a esses atos inaceitáveis".