Topo

São Paulo

São Paulo revê Católica após guerra nos bastidores por arbitragem no Chile

Calleri, do São Paulo, é expulso em jogo contra a Universidad Católica pela Sul-Americana - JAVIER TORRES / AFP
Calleri, do São Paulo, é expulso em jogo contra a Universidad Católica pela Sul-Americana Imagem: JAVIER TORRES / AFP

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

07/07/2022 04h00

Uma semana depois de deixar o estádio San Carlos de Apoquindo, no Chile, indignado com a arbitragem, o São Paulo revê a Universidad Católica em busca pela vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Além da vantagem de dois gols conquistada fora de casa, a equipe de Rogério Ceni espera que a pressão feita nos bastidores dê resultado para o jogo de hoje (7), às 21h30 (de Brasília), no Morumbi.

A diretoria são-paulina enviou um ofício à Conmebol, à CBF e à Federação Paulista de Futebol, um dia depois da partida reclamando da arbitragem. No documento, o São Paulo pede que providências sejam tomadas pela entidade máxima do futebol sul-americano para que critérios desproporcionais, na visão do clube, não sejam mais repetidos.

A carta seguiu a mesma linha das declarações do presidente Julio Casares, feitas logo depois do fim da partida. O mandatário afirmou que o árbitro uruguaio Christian Ferreyra "perdeu o controle da partida e claramente nos prejudicou".

"O número de cartões recebidos foi maior do que o número de faltas cometidas pelo São Paulo. Arbitragens como essa atrapalham não só o São Paulo, mas o bom andamento da competição", afirmou.

O São Paulo contestou as três expulsões do jogo. Rodrigo Nestor viu o cartão vermelho direto, enquanto Jonathan Calleri e Igor Vinícius foram excluídos da partida depois de acumularem cartões amarelos. Na visão do time brasileiro, as duas advertências recebidas por eles foram exageradas.

Para a partida de volta contra a Universidad Católica, hoje (7), às 21h30 (de Brasília), o árbitro escolhido foi o venezuelano Alexis Herrera. Era ele o dono do apito na vitória do São Paulo por 4 a 3 sobre o Lanús, na segunda fase da Copa Sul-Americana de 2020, que acabou eliminando o time paulista da competição.

Um bom desempenho na Copa Sul-Americana é considerado fundamental para a vida financeira do São Paulo. No orçamento aprovado pelo conselho deliberativo em dezembro passado, o clube colocou como meta chegar à final da competição. Se avançar às quartas, o Tricolor pegará o Ceará, que eliminou, ontem (6), o The Strongest.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI

Competição: oitavas de final da Copa Sul-Americana (2º jogo)
Data e hora: 7 de julho de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Auxiliares: Carlos A. Lopez (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: John Perdomo (COL)

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda, Léo; Rafinha, Igor Gomes, Gabriel Neves, Patrick, Reinaldo; Luciano e Eder (Rigoni). Técnico: Rogério Ceni

UNIVERSIDAD CATÓLICA: Pérez; Asta-Buruaga, Daniel González, Cuevas; Rebolledo (Astudillo), Felipe Gutiérrez, Marcelino Núñez, Saavedra, Parot; Fuenzalida e Zampedri. Técnico: Ariel Holan

São Paulo