PUBLICIDADE
Topo

Brasileirão - 2022

Após apagão, Coritiba vence Fortaleza com gol no fim e deixa o Z4 do BR

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/07/2022 20h45

Classificação e Jogos

Em jogo com início atrasado em quase uma hora por conta de um apagão nos refletores do Couto Pereira, o Coritiba venceu o Fortaleza por 2 a 1 na noite de hoje (3), pela 15º rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Léo Gamalho e José Hugo, para o Coxa, e Habraão, para o Leão do Pici.

Com o resultado, Coritiba deixa o Z4 do Brasileirão e assume provisoriamente a 12º colocação, com 18 pontos. O Fortaleza, por sua vez, perde a chance de deixar a lanterna e segue em último, com apenas 10 pontos. A rodada será concluída amanhã (4), com o jogo entre Red Bull Bragantino e Botafogo.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Coritiba atua novamente no Couto Pereira e recebe o Juventude no próximo domingo (10), às 11h. No mesmo dia, mas às 18h, o Fortaleza encara o Palmeiras, no Castelão.

Antes, na quinta (7), às 21h30, o time de Vojvoda decide a vida contra o Estudiantes-ARG, em La Plata, nas oitavas de final da Libertadores. Na ida, no Castelão, as equipes empataram em 1 a 1.

Apagão atrasa início do jogo

A partida estava marcada para as 18h, mas só foi iniciada às 18h46. Isso porque os refletores do Couto Pereira não estavam funcionando corretamente por conta de um disjuntor queimado. De acordo com a transmissão do Premiere, os supervisores da CBF explicaram que houve um curto-circuito na parte externa das dependências do estádio. Enquanto o problema não era resolvido, os atletas, já uniformizados e prontos para a partida, aproveitaram para aquecer no gramado.

Estádio Couto Pereira com refletores apagados antes de jogo entre Coritiba e Fortaleza pelo Brasileirão - Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/AGIF
Estádio Couto Pereira com refletores apagados antes de jogo entre Coritiba e Fortaleza pelo Brasileirão
Imagem: Robson Mafra/AGIF

Quem foi bem: Léo Gamalho e José Hugo

O centroavante foi o responsável pelo primeiro gol do Coritiba em sua especialidade. De cabeça, superou o goleiro Boeck. José Hugo deu a vitória ao time com o gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo.

Quem foi mal: Titi e Nathan Mendes

Falhou no lance do primeiro gol do Coritiba, deixando Léo Gamalho livre para cabecear e marcar . O lateral do Coxa foi expulso e complicou um jogo que parecia definido.

Cronologia do jogo

Com a bola rolando, o Coritiba precisou de apenas dois minutos para abrir o placar. Léo Gamalho aproveitou cruzamento de Alef Manga e cabeceou para colocar o Coxa na frente. O time da casa dominou o primeiro tempo. O Fortaleza cresceu na etapa final, após a entrada de titulares, e chegou ao empate aos 39, com Habraão. Um minuto antes, Nathan Mendes foi expulso e deixou o time da casa com um a menos. José Hugo fechou o placar aos 48 e deu a vitória ao Coritiba.

O jogo do Coritiba

O Coxa teve o início dos sonhos com o gol cedo de Léo Gamalho, mas continuou tendo o controle do jogo e manteve a posse de bola no campo ofensivo durante o primeiro tempo. Caiu de rendimento na volta do intervalo e foi pressionado, levando o empate após a expulsão de Nathan Mendes. Com um a menos, conseguiu o gol da vitória heroica no fim.

O jogo do Fortaleza

Apesar do péssimo momento no Brasileirão, Vojvoda preservou alguns titulares mirando a Libertadores. Em campo, o time alternativo esteve desorganizado durante o primeiro tempo. Frágil na marcação e também no setor ofensivo, o Fortaleza foi dominado e não apresentou reação após ceder o gol com 2 minutos de jogo. Melhorou muito na etapa final e foi premiado com o gol de Habraão, mas levou um balde de água fria no fim e mais uma vez não conseguiu somar pontos.

Léo Gamalho e Coritiba encerram jejum

O centroavante desencantou após sete jogos sem marcar. O Coxa, por sua vez, voltou a vencer no Brasileirão depois de seis rodadas.

Expulsão no Coxa e gol de empate na sequência

Nathan Mendes foi expulso aos 38 minutos do segundo tempo, após falta dura. No lance seguinte, Habraão empatou a partida.

Com um a menos, Coxa faz gol da vitória

José Hugo, no apagar das luzes, deu a vitória ao Coritiba, que tinha um a menos e fez o Couto Pereira explodir.

Drama do Fortaleza continua

Se no ano passado o Leão foi sensação no Brasileirão, neste continua sendo a grande decepção até a 15º rodada. São apenas dez pontos conquistados, com duas vitórias, quatro empates e nove derrotas ao longo do torneio nacional.

FICHA TÉCNICA:

CORITIBA 2 x 1 FORTALEZA

Competição: Campeonato Brasileiro, 15º rodada
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e horário: 3 de julho de 2022, às 18h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Alef Manga e Val (COR); Ronald e Juninho Capixaba (FOR)
Cartão vermelho: Nathan Mendes

Gols: Léo Gamalho (COR), aos 2'/1ºT (1-0), Habraão (FOR), aos 39'/2ºT (1-1) e José Hugo (COR), aos 48'/2ºT

CORITIBA: Rafael William; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Diego (Egídio); Willian Farias e Val; Warley (Thonny Anderson (Nathan Mendes)), Fabrício Daniel (Bernardo) e Alef Manga (José Hugo); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo

FORTALEZA: Boeck; Habraão, Benevenuto e Titi (Lucas Crispim); Vitor Ricardo (Yago Pikachu), Zé Welison, Ronald (Hércules), Matheus Vargas (Lucas Lima) e Juninho Capixaba; Romarinho e Moisés (Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda