Topo

São Paulo

São Paulo: Sem jogar há 7 anos, Ceni ainda assombra torcedores da Católica

Rogério Ceni foi um dos destaques do São Paulo na vitória sobre a Universidad Católica, em outubro de 2013 - AFP PHOTO/Hector RETAMAL
Rogério Ceni foi um dos destaques do São Paulo na vitória sobre a Universidad Católica, em outubro de 2013 Imagem: AFP PHOTO/Hector RETAMAL

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

30/06/2022 04h00

O último encontro entre São Paulo e Universidad Católica ocorreu há quase nove anos. Mesmo assim, o tempo não foi suficiente para tirar da memória dos chilenos o trauma de uma das últimas grandes atuações de Rogério Ceni em sua carreira como goleiro. Hoje (30), às 21h30 (de Brasília), as duas equipes voltam a se encontrar pela ida das oitavas da Copa Sul-Americana, mas agora com o antigo camisa 01 na função de treinador tricolor, para alívio dos rivais.

"Só espero que não chamem o Ceni para jogar dessa vez. Deixem-no em casa, na praia com seu barco. Esse cara com 70 anos pega mais do que todos os goleiros chilenos", escreveu um torcedor da Universidad Católica no dia que o sorteio da Copa Sul-Americana colocou as duas equipes frente a frente mais uma vez. "Rogério Ceni vai jogar aos 60 anos? Se sim, já estamos eliminados", disse outro no Twitter.

Rogério Ceni tinha 40 anos quando São Paulo e Universidad Católica se enfrentaram, assim como agora, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana em 2013. O time do Morumbi buscava o bicampeonato da competição, enquanto o goleiro convivia com os constantes questionamentos sobre a aposentadoria.

Depois do empate por 1 a 1 no Morumbi, o Tricolor foi ao estádio San Carlos de Apoquindo, no Chile, precisando de empate por dois ou mais gols ou da vitória simples para avançar às quartas de final. O resultado acabou sendo 4 a 3 para o Tricolor, mas muito graças a uma atuação espetacular de Rogério Ceni, que fez pelo menos cinco grandes defesas.

"Na minha opinião, foi uma das maiores atuações de um goleiro em uma partida de futebol. Foram várias defesas, e defesas difíceis. O Rogério estava inspirado naquela noite. Tem que tirar o chapéu para ele, porque é um dos maiores ídolos do São Paulo, senão o maior", disse Edson Silva, zagueiro titular do São Paulo naquela partida.

Atualmente no América-RN, o zagueiro conta que depois do jogo, os jogadores foram abraçar Ceni, que se mostrava muito tranquilo após a classificação. "Ele parabenizou o time, e todo mundo o agradeceu. Eu coloco 70 ou 80% daquela classificação na conta do Rogério. A atuação dele foi espetacular".

A atuação

Rogério Ceni comemora com a Rafael Toloi a classificação para as quartas de final da Sul-Americana de 2013 - HECTOR RETAMAL/AFP - HECTOR RETAMAL/AFP
Rogério Ceni comemora com a Rafael Toloi a classificação para as quartas de final da Sul-Americana de 2013
Imagem: HECTOR RETAMAL/AFP

O início da partida foi eletrizante, com o São Paulo buscando o empate duas vezes em apenas 24 minutos jogados. Até ali, Ceni só havia aparecido uma vez, em boa defesa após uma cabeceada para o chão de Castillo. Quando o jogo já estava 2 a 2, a Universidad Católica foi com tudo para cima do São Paulo.

Aos 35 minutos, Meneses cruzou para área, Sosa cabeceou e o Ceni se esticou todo para espalmar. Sete minutos mais tarde, Edson Silva travou a finalização do rival e a bola sobrou para Tomás Costa, que chutou quase encobrindo o goleiro são-paulino. O camisa 01, um pouco adiantado, conseguiu se recuperar para defender a bola que já havia passado por ele.

A pressão continuou sufocante no segundo tempo. Aos 4 minutos, Parot cruzou da esquerda, Sosa chegou batendo e Ceni, no contrapé, evitou mais um gol chileno.

O São Paulo assumiu a liderança do placar pela primeira vez aos 22 minutos do segundo tempo, quando Ademilson fez o terceiro do Tricolor. Um minuto mais tarde, Ceni trabalhou de novo. Após cruzamento, Cordero soltou uma bomba de esquerda, obrigando o goleiro a mergulhar para fazer mais uma boa defesa.

Aos 26 minutos, Mirosevic empatou o jogo em cobrança de pênalti, fazendo com que a Universidad Católica fosse ainda mais para cima do São Paulo. Um minuto depois do gol, Ramiro Costa mandou de primeira, após cruzamento, e obrigou Ceni a fazer mais uma grande defesa, a última de uma noite memorável. A vitória são-paulina foi sacramentada com um gol de Wellinton, aos 40 minutos do segundo tempo.

Rogério Ceni ainda jogaria até o fim de 2015 antes de se aposentar definitivamente dos gramados. Em sua segunda passagem como treinador do São Paulo, ele agora terá que confiar na atuação de Jandrei, novo dono da meta tricolor e indicação do próprio Ceni. A partida de ida das oitavas de final está marcada para começar às 21h30 (de Brasília).

FICHA TÉCNICA:

UNIVERSIDAD CATÓLICA x SÃO PAULO

Competição: Copa Sul-Americana - jogo de ida oitavas de final
Data e hora: 30 de junho de 2022 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago (CHI)
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Auxiliares: Richard Trindad (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Leodán González (URU)

UNIVERSIDAD CATÓLICA: Pérez; Mauricio Isla, Daniel González, Branco Ampuero, Alfonso Parot; Ignacio Saavedra, Luciano Aued, Gutiérrez; Fuenzalida, Fernando Zampedri e Diego Valencia. Técnico: Ariel Holan.

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda, Léo; Igor Vinícius, Igor Gomes, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor, Welington; Patrick (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado incialmente, Rogério Ceni tinha 40 anos, não 39, quando enfrentou o Universidad Católica em 2013. O erro foi corrigido.

São Paulo