Topo

Grêmio: mais "fininho", Campaz ganha elogios e pode ser solução caseira

Meia-atacante perdeu peso nas últimas semanas e será testado em nova função no time gremista - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Meia-atacante perdeu peso nas últimas semanas e será testado em nova função no time gremista Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/06/2022 12h00

Jaminton Campaz deverá aparecer no time titular do Grêmio nos próximos jogos. A volta do colombiano à equipe acontece no momento em que Roger Machado procura adicionar criatividade ao ataque, mas também por evolução do próprio meia-atacante. Nas últimas semanas, o camisa 7 perdeu peso e tem sido elogiado internamente pelos treinos.

O Grêmio enfrenta o Londrina, hoje (28), pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A meta gremista é vencer para se consolidar no G4.

A missão de Roger, há algum tempo, é melhorar o ataque do Grêmio. Depois de testar formação com três zagueiros e diferentes combinações no setor ofensivo, a comissão técnica entende que é a vez de provar Campaz em função distinta das anteriores.

Campaz deverá ganhar sequência como meia "por dentro", centralizado. Partindo com liberdade para chegar à área, cair para os lados e misturar as atribuições de um meia criativo com as de um segundo atacante.

Pelo Tolima, da Colômbia, foi ali que ele teve bom rendimento. E a visão do Grêmio é que o teste nesta nova função pode ser o gatilho para evolução do time e do próprio jogador.

Contratado na metade do ano passado, por cerca de 3,5 milhões de dólares, Jaminton Campaz é o quarto jogador que mais atuou pelo Grêmio em 2002. São 23 jogos com três gols e duas assistências. O líder de atuações do time na temporada é Janderson, com 27 partidas, seguido por Geromel, Bruno Alves e Bitello – todos com 26 duelos.

Nas últimas semanas, Campaz mudou inclusive fisicamente. O meia-atacante passou a ser submetido a treinamentos diferentes, após treinos com bola, e o clube confirma que ele "perdeu peso". Nas fotos produzidas pelo Grêmio é possível notar diferença visual, mas valores da alteração não foram informados. As sessões que deixaram Campaz mais "fininho" começaram antes da convocação da seleção colombiana, que disputou amistosos.

Com menos peso, o meia-atacante ganhou massa muscular e maior explosão no dia a dia. Resultado de treinamentos voltados para o core, com atenção ao conjunto de músculos abdominais.