Topo

Grêmio

Grêmio reafirma aposta em Roger, e técnico é decisivo por reforços

MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

28/06/2022 04h00

Esqueça o período de turbulência que quase fez Roger Machado sair do cargo de treinador do Grêmio. Hoje (28), o time gaúcho recebe o Londrina, pela 15ª rodada da Série B do Brasileiro, e tem a chance de se consolidar no G4. Mesmo em caso de tropeço, o cenário dos bastidores é de garantia ao técnico. A estabilidade é tanta que o comandante tem sido decisivo na busca por reforços.

Grêmio e Londrina jogam às 19h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio. O time gaúcho tem 22 pontos e é quarto colocado, um ponto à frente do Sport, quinto na tabela.

São oito jogos sem derrota na Série B, mas com seis empates. De toda forma, o cenário atual é bem distinto do vivido no final de maio.

Roger correu sério risco de ser demitido depois do empate com o Vila Nova, em Goiânia. Às vésperas do jogo com o Vasco, em São Januário, a pressão interna chegou a níveis altíssimos. A alta cúpula, porém, manteve o treinador e todo departamento de futebol.

De lá para cá, Roger Machado tem dialogado com os dirigentes diariamente na busca por reforços. A opinião dele fez o clube contratar Guilherme, ex-Botafogo, Chapecoense e Sport. O meia-atacante formado na base gremista chega em julho, ao final do vínculo com o Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos.

A avaliação do treinador também foi decisiva para o Grêmio acolher Thaciano, de volta após empréstimo ao Altay Spor, da Turquia. Os conceitos de Roger também guiam os dirigentes na busca por outro meia, lateral direito e até centroavante.

Durante a negociação com Lucas Leiva, Roger manteve conversa com o volante ex-Liverpool e Lazio. Foram duas ligações entre o novo camisa 15 e o treinador — que garantiu aos dirigentes ver com ótimos olhos a chegada do experiente jogador.

O entendimento do Grêmio é que o time vai evoluir, a partir da volta de jogadores lesionados e com desembarque de reforços. E Roger tem feito parte do processo de contratações justamente por ser uma convicção da alta cúpula diretiva do clube.

Grêmio