PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras

Palmeiras visita o Avaí pelo Brasileiro com atacantes vivendo jejum

Rony e Dudu lamentam durante São Paulo x Palmeiras, jogo da Copa do Brasil - Ettore Chiereguini/AGIF
Rony e Dudu lamentam durante São Paulo x Palmeiras, jogo da Copa do Brasil Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

26/06/2022 04h00

Classificação e Jogos

O Palmeiras vai terminar a atual rodada líder do Brasileiro mesmo se perder para o Avaí neste domingo (26). Melhor ataque e melhor defesa do torneio, o clube alviverde, no entanto, vive um pequeno momento de jejum de seus homens de frente.

Há três jogos, os atacantes do Palmeiras não balançam as redes. A última vez foi diante do Coritiba, em 12 de junho, quando Dudu e Rony fizeram os gols da vitória no Estádio Major Couto Pereira: 2 a 0.

De lá para cá, o Palmeiras venceu duas e perdeu uma partida. No 4 a 2 sobre o Atlético-GO, Gómez fez dois, Zé Rafael e Scarpa completaram. Na vitória sobre o São Paulo, pelo Brasileiro, de virada (2 a 1), os gols foram de Gómez e Murilo. Na derrota da Copa do Brasil para o mesmo Tricolor, o time inteiro passou em branco (0 a 1).

Gols divididos, meia é artilheiro

Os 84 gols do Palmeiras na temporada estão bem divididos. O meia Raphael Veiga, que deve voltar contra o Avaí, é o artilheiro do time no ano com 16 gols e se destaca. Rony vem na sequência, com 13.

Isso mostra que o time não depende de seus homens de frente para balançar a rede, e que o ataque é composto por uma rede de apoio solidária que vem desde a defesa. Mas também mostra que, de algum modo, os homens de frente têm números a buscar e pontaria a melhorar.

Somados, os atacantes fizeram 34 gols na temporada 2022. Navarro tem sete, quatro deles no 8 a 1 contra o Independiente Petrolero (BOL) na Libertadores. Depois, Dudu tem seis, e Wesley e Breno Lopes, três cada. Veron balançou a rede uma vez - mesmo número de Deyverson, que já deixou o clube.

Atacantes têm chutado pouco

O ataque do Palmeiras vem batendo pouco a gol. Dudu, por exemplo, chutou apenas uma das 58 vezes que o time finalizou nos três últimos jogos. Na derrota contra o São Paulo da última quinta (23), o único atacante a finalizar a gol foi Veron, uma vez.

Em três semanas, os centroavantes Miguel Merentiel e Flaco López estarão em condição de jogo. Três dias depois da abertura da janela internacional, em 21 de julho, o contrato de trabalho profissional de Endrick estará ativo, e ele poderá entrar em campo pelo Palmeiras.

Não se sabe como os três serão utilizados de imediato por Abel —em especial Endrick. Mas o potencial de fogo vai crescer em breve. Na sexta-feira (24), López fez cinco gols durante um treinamento e empolgou os torcedores.

Tábua de artilheiros do Palmeiras - Temporada 2022

- Raphael Veiga - 16

- Rony - 13

- Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Rafael Navarro - 7

- Gustavo Gómez, Danilo e Dudu - 6

- Murilo - 5

- Wesley e Breno Lopes - 3

- Luan, Jailson, Gabriel Menino, Gabriel Veron e Deyverson - 1

FICHA TÉCNICA
AVAÍ X PALMEIRAS

Data: 16 de junho de 2022, domingo
Competição: Campeonato Brasileiro, 14ª rodada
Estádio e Horário: Ressacada, em Florianópolis, às 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ/ Fifa)
Auxiliares: Thiago Henrique Farinha (RJ) e Carlos de Lima Filho (RJ)
VAR: Carlos Nunes de Sá (RJ/ Fifa)

Avaí: Vladimir (Douglas); Kevin, Arthur Chaves, Bressan e Cortez; Raniele, Bruno Silva e Eduardo; Willian Pottker, Muriqui e Bissoli. Técnico: Eduardo Barroca

Palmeiras: Weverton; Mayke, Gómez, Luan e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga (Scarpa); Dudu, Rony e Scarpa (Veron). Técnico: Abel Ferreira

Palmeiras