Topo

Leonardo Gaciba fecha contrato para ser comentarista de arbitragem na ESPN

Leonardo Gaciba, ex-presidente da comissão de arbitragem da CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Leonardo Gaciba, ex-presidente da comissão de arbitragem da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

24/06/2022 10h07

Ex-árbitro e ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Leonardo Gaciba fechou contrato para ser comentarista do grupo Disney. Ele vai se juntar a Carlos Eugênio Simon e Renata Ruel na equipe da ESPN e Star+ para a análise de arbitragem.

Na nova função, Gaciba participará das transmissões da Libertadores, Eurocopa Feminina e dos principais torneios do futebol internacional. A estreai do agora comentarista está marcada para a partida entre Fortaleza e Estudiantes, pela Libertadores, que acontece na próxima quinta-feira (30).

"A expectativa é das melhores. Poder trabalhar em grandes jogos, de grandes competições, com grandes profissionais. trazendo para o telespectador um pouco dessa experiência acumulada durante os 33 anos que trabalho com arbitragem. Chego a uma equipe de um canal que gosta de debater, contribuir, opinar com isenção e qualidade. Esperamos somar e aprender, quer algo mais especial que isso?", diz Gaciba sobre a nova função.

Como árbitro, Gaciba foi eleito o melhor do país de 2005 a 2008. Após se aposentar, em 2009, ele virou comentarista de arbitragem do grupo Globo, onde permaneceu até 2019. Em seguida, ele assumiu a presidência da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Gaciba foi demitido do cargo em novembro de 2021, em meio a uma série de polêmicas envolvendo a arbitragem no Brasil e o uso do árbitro assistente de vídeo (VAR).