Topo

Palmeiras

Palmeiras busca abrir folga em rodada como único mandante entre os líderes

Wesley e Danilo disputam bola no treino do Palmeiras, na Academia de Futebol - Cesar Greco
Wesley e Danilo disputam bola no treino do Palmeiras, na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

16/06/2022 04h00

Entre as equipes que abriram a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro no G4, o Palmeiras é o único mandante desta rodada. Hoje, às 18h, no Allianz Parque, o líder do torneio recebe o Atlético-GO.

Ontem (15), o Corinthians visitou o Athletico-PR e empatou em 1 a 1, desperdiçando a chance de retomar a ponta da tabela. O Internacional enfrentou o Goiás, em Goiânia, e venceu: 2 a 1. Já o São Paulo enfrenta nesta tarde o Botafogo, no Rio. Com o resultado do jogo do rival Corinthians, o Alviverde fechará a rodada na ponta da tabela, independentemente do resultado na capital paulista e dos demais jogos desta noite.

A vantagem de jogar em casa se estende para outros times do G10. Além do Palmeiras, apenas o Athletico-PR e o América-MG — que empatou com o Fluminense — jogariam em casa nesta rodada

É verdade que, até agora, a campanha do Palmeiras é melhor como visitante do que como mandante: 61,1% contra 73,3%. Mas isso se deve muito ao fato de a única e muito inesperada derrota do time no campeonato ter acontecido no Allianz Parque, na primeira rodada, perante ao Ceará.

Por mais que também tenha sido inesperado por ser em casa, o empate com o Fluminense (1 a 1) é até aceitável no contexto de uma campanha longa e pode ser recuperado no Rio, no segundo turno. Já o empate sem gols com o Atlético-MG, no Allianz Parque, há duas rodadas, é mais compreensível ainda.

Dúvidas e administração de elenco

Abel Ferreira priorizou o Campeonato Brasileiro até o momento. Na Copa Libertadores, utilizou um time majoritariamente reserva nos seis confrontos da fase de grupos. E, mesmo assim, saiu-se com a melhor campanha da história nesta etapa da competição.

Contra a Juazeirense-BA, pela Copa do Brasil, mesclou o time nos dois jogos, mas em menor grau do que no torneio continental.

Diante de um clássico com o São Paulo pelo mata-mata nacional, seguido de outro Choque-Rei pelo Brasileiro — bem como do primeiro confronto eliminatório pela Libertadores, contra o Cerro Porteño (PAR) —, não será surpresa se Abel dosar o elenco contra o Atlético-GO, na noite de hoje.

Com a constatação de que Gabriel Menino tinha apenas uma virose e a recuperação de Mayke, Marcos Rocha, com dores na coxa direita, e Danilo devem descansar. Entre Gustavo Gómez, Luan e Murilo, um dos zagueiros também vai ficar fora.

Os jogos da 12ª rodada do Brasileirão

Palmeiras x Atlético-GO
Juventude 1 x 2 Santos
Ceará 0 x 0 Atlético-MG
Bragantino 4 x 2 Coritiba
Goiás 1 x 2 Internacional
Flamengo 2 x 0 Cuiabá
Athletico-PR 1 x 1 Corinthians
América-MG x Fluminense
Botafogo x São Paulo
Avaí x Fortaleza

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x ATLÉTICO-GO
Competição:
12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 16 de junho de 2022 (quinta-feira), às 18h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Kleber Gil (Fifa/SC) e Henrique Ribeiro (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke); Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo (Menino), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Dudu, Rony e Gabriel Veron. Técnico: Abel Ferreira

ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Hayner, Edson Felipe, Ramon e Jefferson; Marlon Freitas, Gabriel Baralhas e Jorginho; Wellington Rato, Churín e Luiz Fernando. Técnico: Jorginho

Palmeiras