Topo

OPINIÃO

No auge e bem fisicamente, Ronaldo foi muito melhor que Neymar, diz Mattos

Colaboração para o UOL, em Aracaju

07/06/2022 04h00

Neymar fez o gol da vitória do Brasil por 1 a 0 sobre o Japão, ontem (6), em Tóquio, e passou Ronaldo na artilharia histórica do futebol. O craque do PSG chegou a 415 gols na carreira, ante 414 do Fenômeno. De quebra, com os três gols de pênalti anotados contra Coreia do Sul e Japão, Neymar foi a 74 bolas na rede pela seleção brasileira e está a apenas três de igualar o recorde de Pelé, que tem 77.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta segunda (6), os jornalistas Vitor Guedes e Rodrigo Mattos debateram quem é maior na história do futebol: Ronaldo ou Neymar? Na opinião de Mattos, trata-se de jogadores de patamares diferentes tanto na seleção brasileira como na memória do esporte.

"Não consigo ver Ronaldo e Neymar na mesma prateleira. Ronaldo foi três vezes melhor do mundo com justiça, jogou duas Copas com nível altíssimo, a gente esquece mas em 1998 ele levou o time nas costas até a convulsão na final, o time do Zagallo era uma zona."

"Ronaldo teve muitos problemas de lesão e por causa disso a carreira dele em clubes não foi tão excepcional assim, mas ele era uma coisa inacreditável na Inter, no Barcelona, era uma coisa absurda o Ronaldo jogando bola. No auge e bem fisicamente, ele era muito melhor que o Neymar", opinou Mattos.

Vitão concorda que Ronaldo e Neymar têm pesos diferentes para o futebol e para a seleção brasileira. Na visão do jornalista, o desempenho em Copas do Mundo é um dos critérios que os afastam numa comparação.

"Acho absurdo colocar os dois na mesma frase, são níveis diferentes, Ronaldo é outro nível de jogador, está muito acima do Neymar. Os números sozinhos não dizem nada sem contexto, Neymar não tem nem uma Copa América pela seleção, foi chacota mundial na última Copa, rolando a Copa inteira, não fez absolutamente nada. O mundo ficou tão mais midiático que é uma comparação totalmente sazonal, quem viu os dois jogar, não dá nem para comparar."

Por fim, Mattos afirmou que Neymar é o melhor jogador brasileiro depois dos Ronaldos, mas que ele não terminará a carreira nem entre os cinco maiores jogadores da história da Amarelinha.

"Neymar é um jogador excelente, craque, é o melhor jogador brasileiro depois do Ronaldo e do Ronaldinho, mas os números dele têm muito de amistoso, Neymar fez muito gol em amistoso, as Eliminatórias hoje têm um formato com 18 jogos, tem muito jogo para fazer gols."

"É uma coisa circunstancial o Neymar passar o Pelé, certamente ele não vai estar entre os cinco e talvez nem entre os 10 maiores jogadores da seleção brasileira", concluiu Mattos.

De fato, as lesões atrapalharam bastante os números de Ronaldo, que marcou seus 414 gols em 616 jogos — Neymar, aos 30 anos, fez um gol a mais em 674 partidas.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na quarta (8). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.