Topo

OPINIÃO

Mattos: É um absurdo Tite levar Danilo e não usar; palmeirenses têm razão

Colaboração para o UOL, em Aracaju

06/06/2022 18h24

Convocado por Tite para os amistosos do Brasil na Ásia, o volante Danilo não jogou um minuto sequer contra Coreia do Sul e Japão. Na quinta passada, não ficou nem entre os reservas, e na vitória por 1 a 0 sobre os japoneses hoje, permaneceu no banco. A escolha de Tite causou polêmica entre os torcedores do Palmeiras, que viram seu time desfalcado de um dos principais jogadores no empate sem gols diante do Atlético-MG, que valia a liderança do Brasileirão.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta segunda (6), os jornalistas Vitor Guedes e Rodrigo Mattos debateram os motivos da comissão técnica da seleção, revelados pela coluna de Danilo Lavieri no UOL. Segundo o jornalista, Tite e companhia gostam de observar o comportamento e a desenvoltura dos jogadores de perto, mesmo que não os utilize em campo.

Na opinião de Mattos, que chamou a medida de "café da manhã training", a explicação não se justifica. Ele afirmou que a torcida do Palmeiras se revoltou com razão.

"Acho um completo absurdo essa coisa de café da manhã training, se quer ver como é a personalidade do cara faz um psicotécnico, desculpa, levar o cara para o outro lado do mundo para ele ficar sendo observado no hotel, no treino, para ver se ele é tímido, acho lamentável."

"E ficar só no banco é um absurdo, se levou é para jogar pelo menos 15 minutos, é o Japão, não é a Alemanha, dá uns minutos para o garoto para ver como ele vai desempenhar. Como abriram mais vagas, agora são 26, talvez ele tenha uma chance, se levou bota para jogar", opinou Mattos.

"É um absurdo completo esse negócio de treino de café da manhã, a torcida do Palmeiras está revoltada com razão, assim como a do Flamengo no ano passado, chega um jogo decisivo e você não tem um dos melhores jogadores do time, é um absurdo", completou.

O colunista do UOL também criticou a CBF por não paralisar o Brasileirão em meio às Datas Fifa. O jornalista, porém, não desresponsabilizou o técnico Tite e a comissão técnica da seleção. Para Mattos, os clubes são prejudicados nos campeonatos e são as maiores vítimas.

"É absurdo o calendário ser desse jeito, é culpa da CBF, não é dos clubes, são pouquíssimos clubes que reclamam, mas eles não têm o que fazer, só reclamar e pedir mudança. É um sistema em que os clubes são vítimas, eles não são os responsáveis, então a culpa é da CBF, e o Tite tem responsabilidade em convocar jogador para não usar."

"O Tite é técnico da seleção, ele tem um cargo grande da CBF há seis anos e já poderia ter feito alguma coisa para mudar isso, como o Juninho fez e se queimou depois. Então não são responsáveis diretos, mas poderiam ter influência. Tite fez o discurso a vida inteira que isso precisava mudar e não dá para agora fingir que nada está acontecendo. Ele não é o culpado, porém poderia ter feito alguma coisa", finalizou Mattos.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na quarta (8). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.