Topo

Cruzeiro

Cruzeiro supera marca do Corinthians e estabelece novo recorde na Série B

Jajá, do Cruzeiro, na partida contra o Operário válida pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro - DIDO HENRIQUE/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Jajá, do Cruzeiro, na partida contra o Operário válida pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro Imagem: DIDO HENRIQUE/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

04/06/2022 00h46

Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2008, até hoje o Corinthians é dono da melhor campanha na história da competição, desde a mudança para os pontos corridos. A equipe dirigida por Mano Menezes conquistou 85 pontos e estabeleceu algumas marcas que duram até hoje. Mas uma delas caiu após o triunfo do Cruzeiro sobre o Operário, por 2 a 1, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Foi a sétima vitória consecutiva da Raposa, superando a sequência de seus triunfos que o Timão conseguiu há 14 anos.

O último tropeço do time estrelado na Série B foi na 3ª rodada, quando empatou em 1 a 1 com o Tombense, no estádio Soares de Azevedo. Desde então, somente vitorias: Londrina, Chapecoense, Grêmio, Náutico, Sampaio Corrêa, Criciúma e Operário.

É claro que o acesso é a prioridade no Cruzeiro, mas o bom começo dá o direito de imaginar que o time treinado por Paulo Pezzolano seja capaz de buscar algumas outras marcas históricas da Série B, como a melhor campanha. Os 85 pontos conquistados pelo Corinthians, em 2008, correspondem a 74,6% de aproveitamento, o que é inferior ao que o Cruzeiro fez nas primeiras dez rodadas. Atualmente a Raposa tem 83,3% de aproveitamento.

Outras duas marcas que pertencem ao Corinthians são o de time que mais venceu em uma única edição, com 25 triunfos, e também o que menos perdeu, com apenas três derrotas. A Portuguesa divide com o Corinthians o posto de time que menos perde em uma temporada na Série B, mas o time que ficou conhecido como "Barcelusa" carrega a marca de ataque mais positivo, com 82 gols anotados em 2011.

Já o time que menos sofreu gols em uma edição foi a Chapecoense, em 2020, que foi vazada somente 21 vezes. Já a maior sequência invicta é do Náutico, que no ano passado ficou 14 rodadas sem saber o que era perder, mas assim não foi o suficiente para subir.

A caminhada do Cruzeiro ruma à Série A do Brasileirão continua na quarta-feira, no Mineirão, no confronto com o CRB. A partida está marcada para às 19h e a expectativa é que o líder jogue mais uma vez diante de quase 60 mil torcedores.

Cruzeiro