PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perecini: 'São Paulo jogou dois pontos fora ao empatar com Ceará'

Do UOL, em São Paulo

29/05/2022 04h00

Classificação e Jogos

Em um primeiro tempo agressivo, o São Paulo fez 2 a 1 em cima do Ceará e deu a impressão de que venceria com tranquilidade no Morumbi, neste sábado (28). Na volta do intervalo, porém, o Tricolor caiu de rendimento, viu o adversário melhorar em campo e amargou um empate por 2 a 2, em resultado que frustrou as esperanças do time assumir a liderança do Brasileirão, mesmo que de forma provisória.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini lamentaram o empate do São Paulo. Na opinião dos comentaristas, os pontos desperdiçados no duelo contra o Vozão farão falta, e o Tricolor terá que correr para recuperá-los de alguma forma.

"O São Paulo jogou dois pontos fora por vários motivos. O Ceará tem um bom time, mas teve uma batalha no meio de semana na Argentina [vitória por 2 a 0 sobre o Independiente pela Sul-Americana]. Voltou poupando alguns jogadores, e o time fez seu terceiro jogo seguido fora de casa. Foi uma sequência complicada, com jogos bem difíceis", disse Perecini, citando também o 0 a 0 do Vozão contra o Santos em Barueri pelo Brasileirão.

Pelo nível de futebol apresentado nos 45 minutos iniciais, desenhava-se uma vitória tranquila para o Tricolor, como destacou Perecini. "O primeiro tempo que o São Paulo fez perde apenas para o de Itaquera [no empate por 1 a 1 com o Corinthians]. Terminou vencendo por 2 a 1, teve dois gols anulados e boas oportunidades, mas definiu mal alguns lances. Poderia ter virado o primeiro tempo tranquilamente vencendo por dois gols, o que mudaria bastante o cenário do jogo", disse o jornalista.

Um dos principais pontos fortes do Tricolor na etapa inicial, na visão de Perecini, foi a eficiência na marcação, principalmente no campo de ataque. "O São Paulo terminou o primeiro tempo com oito desarmes: três do Luciano, dois do André Anderson e dois do Rodrigo Nestor. O time conseguiu pressionar muito o Ceará e recuperar muitas bolas no campo de ataque. Foi um combate rápido, forte, para não deixar o adversário construir e criar. O São Paulo teve muito essa força de estar em cima do Ceará, sem deixar o adversário sair com suas peças de velocidade", apontou.

Com esta superioridade, o Tricolor poderia ter obtido uma vantagem mais confortável e administrá-la na segunda etapa, como sublinhou Perecini. "O São Paulo perdeu a chance de matar a partida no primeiro tempo. No segundo, esse ímpeto não conseguiu ser acompanhado. Some-se a isso o desempenho técnico de alguns jogadores, principalmente Luciano, Igor Vinícius, Rigoni e Arboleda, muito abaixo", lamentou.

Perecini alertou que os pontos perdidos diante do Ceará farão falta. "Por esse contexto todo, o São Paulo desperdiçou dois pontos. Quebra a sequência de 12 vitórias em casa em um momento importante, no qual o time poderá focar no Brasileirão e terá uma tabela um pouco mais 'acessível'. O São Paulo deixou dois pontos importantes pelo caminho. Mais do que não assumir a liderança, são pontos que fazem faltas no fim da tabela", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no sábado (4), logo após a partida contra o Avaí pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Futebol