Topo

OPINIÃO

Alisson ou Dida: quem é maior no futebol europeu? Vitão e Andrade debatem

Colaboração para o UOL, em Aracaju

26/05/2022 04h00

Liverpool e Real Madrid decidem a Liga dos Campeões no próximo sábado (28), às 16h no Stade de France, em Paris. O duelo será o tira-teima entre os gigantes europeus, que já fizeram duas finais com uma vitória para cada lado. E também entre dois grandes goleiros da atual geração: o brasileiro Alisson e o belga Courtois. Caso os Reds sejam campeões, Alisson chegará ao seu segundo título de Champions, igualando outra lenda brasileira na Europa — Dida.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida nesta quarta-feira (24) pelo UOL Esporte, os jornalistas Vitor Guedes e Bruno Andrade debateram quem é o maior goleiro brasileiro da história do futebol europeu. Para Vitão, Dida é o melhor entre todos eles. Andrade concorda, mas pondera que caso seja bicampeão com o Liverpool, Alisson se tornará maior. Vale lembrar que Dida é o único goleiro brasileiro que ganhou a Champions duas vezes (pelo Milan).

"É muito tênue a discussão do melhor e do maior. Tendo a concordar que o Dida foi melhor que o Alisson, mas se o Alisson for agora bicampeão da Liga dos Campeões, e podendo também ser titular e campeão de uma Copa do Mundo, porque o Dida foi como reserva, era o Marcos o titular, então o Alisson caminha para ser o maior", opinou Andrade.

"Nem sempre o maior é o melhor e vice-versa, então nesse caso deixo o Dida como o melhor e o Alisson caminhando para ser o maior, passando o Júlio César, o Taffarel, isso claro dos goleiros que jogaram no futebol europeu, por isso não colocamos na equação o Rogério Ceni e o Marcos", explicou o correspondente do UOL para a final em Paris.

"Antes de o Alisson chegar, o Liverpool foi finalista da Liga dos Campeões e o goleiro entregou a paçoca, o Karius. No ano seguinte, chega o Alisson e o Liverpool é campeão, não é mera coincidência, as coisas não acontecem por acaso, você é campeão com goleiro acima da média", completou Andrade, lembrando a final perdida pelo Liverpool justamente para o Real Madrid, na temporada 2017/18.

Vitão explicou sua preferência por Dida, que para ele foi muito acima da média em todos os clubes por onde passou. Para o colunista do UOL, inclusive, o arqueiro do Real, Courtois, está hoje à frente do goleiro brasileiro do Liverpool.

"Eu acho o Dida mais goleiro que o Alisson, ambos foram importantes, mas no meu gosto o Dida é muito mais goleiro. Foi um goleiro muito acima da média no Milan, no Corinthians, no Vitória, no Cruzeiro, não que eu não ache o Alisson um bom goleiro, mas acho o Dida muito acima da média."

"Acho o Alisson muito bom goleiro. O Neuer já passou do seu melhor momento mas foi de longe o melhor da sua geração, e hoje o Oblak e Courtois estão à frente do Alisson. Não quer dizer que é ruim, se você está entre os cinco melhores do mundo, quer dizer que você é um ótimo goleiro", opinou Vitão.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na sexta (27). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.