Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Pênalti para o São Paulo foi errado e acabou pautando o jogo

Do UOL, em São Paulo

16/05/2022 17h58

O São Paulo venceu de virada o Cuiabá por 2 a 1 e subiu para o terceiro lugar na classificação do Campeonato Brasileiro, mas a reação do time comandado por Rogério Ceni começou em um pênalti polêmico marcado pelo árbitro Alexandre Vargas Tavares na queda de André Anderson em disputa de bola dentro da área.

No podcast Posse de Bola #228, Mauro Cezar Pereira afirma que o VAR precisa ser menos intervencionista, mas não quando se trata de um erro claro, o que considera que aconteceu na partida disputada no Morumbi, apontando que a marcação acabou interferindo no resultado final.

"O VAR não deve participar excessivamente do jogo, mas quando acontece um erro crasso ele tem que entrar em ação e ontem foi. Ao invés de dar o pênalti, deveriam ter ajudado o menino que estava caindo sozinho na área, ele caiu sozinho, uma coisa bizarra", diz Mauro Cezar.

"A verdade é que a arbitragem continua ruim e ela se perde entre o exagero da intervenção do VAR e a omissão em situações nas quais deveria se manifestar", completa.

O jornalista compara com a situação do pênalti não marcado em Gabigol no empate entre Flamengo e Ceará, considerando que no caso não houve imagem que mostrasse um erro da arbitragem, diferentemente do jogo entre São Paulo e Cuiabá.

"A de São Paulo e Cuiabá me parece muito conclusiva que não houve pênalti, então em um caso desses eu acho que o VAR deveria ter chamado pelo menos o árbitro para ele dar uma repensada na sua marcação, me pareceu equivocada e evidentemente acaba pautando o jogo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.