Topo

OPINIÃO

Tite não deveria convocar os jogadores que atuam no Brasil, diz Tironi

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 11h18

O técnico Tite convocou hoje os 26 jogadores para os amistosos da seleção brasileira contra Coreia do Sul e Japão, além de um adversário a ser definido, já que o duelo previsto com a Argentina foi cancelado. Presentes na lista, o goleiro Weverton e o volante Danilo, do Palmeiras, além do lateral esquerdo Guilherme Arana, do Atlético-MG, devem desfalcar seus clubes por até cinco partidas devido ao período em que estarão na Ásia.

No UOL News Esporte, pouco antes da divulgação da lista de Tite, Eduardo Tironi foi questionado quem não poderia ficar de fora entre Gabigol, Hulk, Danilo e Raphael Veiga, dos quais apenas o volante palmeirense acabou convocado. Para o jornalista, nenhum deles deveria ter sido chamado neste momento, já que podem prejudicar seus clubes e dificilmente estarão entre os chamados para a Copa do Mundo no Qatar.

"Eu vou ser do contra, acho o Raphael Veiga um jogadoraço, talvez o mais europeu que atue no futebol brasileiro hoje, mas eu não votaria em ninguém dessa lista, eu acho que o Tite neste momento tem que ter o mínimo de bom senso de não convocar jogadores que estão no Brasil. Até porque, dessa turma aí, quais vão efetivamente para a Copa? Acho que nenhum", diz Tironi.

"O Tite está convocando outros caras há 4 anos, a Copa é daqui a pouco, ele já sabe mais ou menos o time dele, atrapalhar o Brasil agora, que é o país que é como se não tivesse data Fifa aqui, é um absurdo, o Tite tem que convocar os caras da Europa. Dá para fazer uma seleção só com jogadores da Europa, onde os campeonatos param, eu não convocaria ninguém", completa.

Milly Lacombe também não aprova a convocação dos jogadores que atuam no Brasil e ressalta que a questão da seleção não é quem se chama, mas como se escala para jogar, uma crítica ao futebol apresentado sob o comando de Tite.

"Eu acho descabido assim que ele convoque alguém que esteja jogando aqui e jogadores como esses, que são tão essenciais aos seus times", diz Milly.

"Ele está convocando outras pessoas, então deixa os caras aqui, não adianta convocar agora para jogar do outro lado do mundo jogos planejados para que sejam ganhos. Não é ganhar só, é como ganha também", conclui.