Topo

Santos

Santos vê evolução e tenta recuperar 'dupla de 1 bilhão' da base

Ivonei e Renyer, do Santos - Pedro Azevedo/Santos FC
Ivonei e Renyer, do Santos Imagem: Pedro Azevedo/Santos FC

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/05/2022 04h00

O Santos tenta recuperar o futebol do meio-campista Ivonei e do atacante Renyer. A dupla destaque nas categorias de base subiu ao elenco profissional, não vingou e voltou ao sub-20. A multa rescisória de cada um é de 100 milhões de euros (R$ 540 milhões) — juntos, passam da casa de R$ 1 bilhão.

A princípio, o "rebaixamento" doeu. Os jovens sentiram o baque e custaram a reagir. Agora, e principalmente depois da chegada do técnico Orlando Ribeiro, os Meninos da Vila têm apresentado melhora.

No último domingo, o sub-20 do Santos venceu o Mauá por 9 a 1. Atacante de origem, Renyer atuou como falso 9 e fez cinco gols. O meia Ivonei marcou três, um deles de falta no ângulo. As boas atuações motivam os garotos em busca de segunda chance no grupo principal.

"Não gosto de falar individualmente, mas vou ser bem breve. Ivonei e Renyer são dois atletas de qualidade que estão se dedicando nos treinos, jogos e colocando a individualidade em prol do grupo, assim como os demais da equipe", disse o técnico Orlando Ribeiro, ao UOL Esporte.

Ivonei tem 20 anos e foi promovido ao elenco profissional em 2020. O meio-campista disputou 30 jogos pelo time principal antes de retornar à base. O contrato termina em 31 de julho de 2025.

Renyer tem 18 anos e também subiu em 2020. O atacante soma oito partidas como profissional, e uma grave lesão no joelho logo depois da promoção freou sua ascensão. O contrato termina em 30 de novembro de 2023.

O Santos cogitou emprestar Ivonei e Renyer, mas a dupla não se animou com as propostas recebidas. Internamente, não se discute o talento da dupla. O objetivo é mantê-los focados e prepará-los para o retorno ao elenco profissional.

Santos