Topo

Jesus se apropriou de elogio de Guardiola ao Benfica, mas técnico era outro

Jorge Jesus como técnico do Benfica; elogio de Guardiola, porém, foi para outro técnico - PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Jorge Jesus como técnico do Benfica; elogio de Guardiola, porém, foi para outro técnico Imagem: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/05/2022 17h36

Durante a recente entrevista concedida ao programa "Bem, Amigos", do canal SporTV, Jorge Jesus chegou a se apropriar de antigos elogios de Pep Guardiola ao Benfica. Acontece, porém, que os comentários feitos pelo atual técnico do Manchester City foram direcionados ao time português quando este era comandado por outro técnico, e não por Jesus.

No livro Pep Guardiola - La Metamorfosis (lançado no Brasil com o nome de Pep Guardiola - A Evolução), lançado em 2017, o treinador espanhol exalta o setor defensivo do Benfica treinado por Rui Vitória, ao qual havia enfrentado em 2016 ainda como técnico do Bayern de Munique, pelas quartas de final da Liga dos Campeões.

"É a melhor organização defensiva que há na Europa neste momento. Mas não é uma equipe defensiva, pelo contrário. Coloca a linha defensiva muito acima e pressiona sem parar. Não deixa espaço entre linhas, não cabe um cabelo entre as duas linhas mais recuadas", diz em trecho do livro.

Jorge Jesus, porém, deixou o Benfica em junho de 2015, sendo sucedido justamente por Rui Vitória, que ficou no cargo até janeiro de 2019. Os jogos entre Bayern e Benfica aconteceram em abril de 2016, dez meses depois da saída do ex-técnico do Flamengo.

No "Bem, Amigos", porém, Jorge Jesus pegou os créditos e citou os elogios de Pep Guardiola como se fossem ao seu time. Confira o vídeo abaixo:

Até mesmo o técnico Rui Vitória, atualmente sem clube, resolveu se manifestar nas redes sociais, postando uma foto sua com Guardiola acompanhada de um irônico emoji na legenda.

A gafe cometida por Jorge Jesus já correu Portugal e foi repercutida pelos principais jornais locais. "Jorge Jesus mencionou em entrevista à SporTV brasileira um elogio que... não lhe foi dirigido", escreveu o Record.

"O treinador português recordou as palavras do então treinador dos alemães mas a verdade é que esses elogios de Pep Guardiola, escritos no livro La metamoforsis, foram dirigidos numa altura em que as águias eram orientadas por Rui Vitória", publicou o jornal A Bola.