Topo

Mbappé e Paquetá disputam prêmio de craque do Francês; Neymar fica de fora

Kylian Mbappé comemora um de seus gols pelo PSG contra o Strasbourg no Campeonato Francês - Patrick HERTZOG / AFP
Kylian Mbappé comemora um de seus gols pelo PSG contra o Strasbourg no Campeonato Francês Imagem: Patrick HERTZOG / AFP

Colaboração para o UOL

04/05/2022 10h36

Faltando três rodadas para o fim do campeonato e com o PSG já garantido como campeão, o perfil oficial do Campeonato Francês divulgou os candidatos ao prêmio de "Player of The Year", equivalente ao craque da competição. Do badalado trio da equipe de Paris, apenas Mbappé está entre os concorrentes.

O camisa 7, além de campeão, é o artilheiro e líder de assistências do campeonato. Feito que, caso se concretize ao final das 38 rodadas, o colocará na história como o primeiro jogador a conseguir ser líder em gols e assistências em uma mesma temporada do Francês.

Com 24 gols e 15 assistências, Mbappé é o franco favorito ao troféu que já conquistou em outras duas oportunidades: na temporada 2018-19 e na última, 2020-21.

O único nome brasileiro entre os cinco é Lucas Paquetá, do Lyon. O meia tem 8 gols e 6 assistências na competição e o seu clube é o 7º colocado. Ben Yedder, do Monaco, Dimitri Payet, do Olympique de Marseille e Martin Terrier, do Stade Rennais completam a lista de indicados ao prêmio.

Com atuação apagada e menos jogos do que o companheiro francês, Neymar e Messi ficaram de fora da eleição para melhor jogador. Neymar marcou 11 gols e deu 6 assistências em 20 jogos e Messi tem apenas 4 gols, mas um número alto de assistências: 13. Enquanto Messi está em sua primeira temporada na França após 17 anos de Barcelona, o camisa 10 brasileiro já foi eleito melhor jogador do Francês, na temporada 2017-18.