Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Liverpool sobrevive a apagão, vence Villarreal e vai à final da Champions

Fabinho comemora com Salah o primeiro gol do Liverpool sobre o Villarreal na tarde de hoje (3) - Aitor Alcalde - UEFA/UEFA via Getty Images
Fabinho comemora com Salah o primeiro gol do Liverpool sobre o Villarreal na tarde de hoje (3) Imagem: Aitor Alcalde - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/05/2022 17h52

O primeiro tempo foi desastroso, mas o Liverpool acordou depois do intervalo e venceu o Villarreal de virada por 3 a 2 na tarde de hoje (3), no Estádio de La Ceramica, para garantir seu lugar na final da Liga dos Campeões. Dia e Coquelin marcarem para os espanhóis, mas Fabinho, Luis Díaz e Sadio Mané fizeram os gols da classificação.

Apesar do sufoco, o Liverpool chega à décima final de Liga dos Campeões de sua história. O clube eliminou Inter de Milão, Benfica e Villarreal no mata-mata, e agora espera a definição de seu adversário da decisão: Manchester City ou Real Madrid, que se enfrentam amanhã (4). A final da Champions é no dia 28, em Paris.

Foi bem: Luis Díaz tira Liverpool do buraco

Luis Díaz encara a marcação durante Villarreal x Liverpool pela Liga dos Campeões 2021-22 - Eric Alonso/Getty Images - Eric Alonso/Getty Images
Imagem: Eric Alonso/Getty Images

O colombiano saiu do banco no intervalo para mudar o jogo completamente. Ele virou o escape do Liverpool pelo lado esquerdo, prendeu a atenção do Villarreal por ali e assim ainda deu fôlego para Robertson, que vinha sofrendo muito defensivamente. Díaz marcou o segundo gol, de cabeça, que àquela altura já praticamente resolvia a classificação.

Foi mal: Goleiro do Villarreal tem noite para esquecer

Gerónimo Rulli passou metade do jogo praticamente sem trabalhar, mas na outra metade viveu um pesadelo em campo. Tomou dois gols por entre as pernas e saiu todo atrapalhado no terceiro, sendo facilmente driblado por Mané. Jogo ruim do goleiro argentino.

Postura do Villarreal põe fogo no jogo

O time espanhol entrou em campo precisando fazer o que ninguém fez nesta temporada: vencer por dois gols um Liverpool que só perdeu três vezes em um ano (todas por um gol de diferença). O tamanho do desafio pareceu empolgar ainda mais o Villarreal, e em uma atmosfera incrível o time da casa abriu o placar logo aos três minutos (veja acima). Depois disso o ritmo caiu um pouco porque o adversário finalmente se achou, mas ainda assim o time da casa ampliou antes do intervalo.

Desligado, Liverpool demora a aparecer

Thiago Alcântara tenta jogar em meio à marcação durante Villarreal x Liverpool na Liga dos Campeões - Andrew Powell/Liverpool FC - Andrew Powell/Liverpool FC
Imagem: Andrew Powell/Liverpool FC

O erro da defesa no gol sofrido foi o primeiro de um raro jogo em que o Liverpool estava meio desconjuntado em campo. Logo o Liverpool de Klopp, tão exaltado pela energia costumeira, não parecia ele mesmo em uma semifinal de Champions: não achou caminho para sair jogando, atrapalhou-se e errou demais no primeiro tempo inteiro e só deu o primeiro chute no começo do segundo. O Villarreal deu um nó.

Gols do Villarreal saem de cruzamentos

Os dois gols do time espanhol na primeira etapa saíram de cruzamentos nas costas dos laterais do Liverpool. Bem no comecinho, Estupiñán compensou o jogo ruim que fez na ida e cruzou com precisão para Capoue adiantar-se a Robertson e depois Dia abrir o placar. Depois, aos 41 minutos, o contrário: Capoue ganhou de Robertson no chão e cruzou para Coquelin aparecer nas costas de Alexander-Arnold.

Klopp muda o jogo com uma troca

Os 45 minutos ruins do Liverpool viraram passado com uma substituição: Luis Díaz no lugar de Diogo Jota. Se antes o ataque estava nada criativo e preso na marcação, depois o colombiano levou ampla vantagem no lado esquerdo e deu novas possibilidades ao time inglês. A troca potencializou os laterais, e não à toa os dois gols do empate foram criados por Alexander-Arnold: primeiro serviu Fabinho, que se apresentou à frente e bateu por entre as pernas do goleiro (assista acima); depois cruzou para o próprio Díaz bater a linha de impedimento e cabecear completamente livre (veja abaixo).

Liverpool controla meia hora final

Depois de tanto sufoco na primeira metade, o Liverpool finalmente mostrou as caras na etapa final para provar sua força. O time aproveitou o recuo natural do Villarreal depois do 2 a 0, cuidou melhor da bola, empatou na base da pressão e ainda teve toda a tranquilidade do mundo para fazer o terceiro em um contra-ataque mortal: Mané driblou o goleiro e completou para o gol vazio aos 29 minutos. Daí em diante, a classificação estava resolvida.

Ficha Técnica

Villarreal 2 x 3 Liverpool

Data e horário: 3 de maio de 2022, às 16 horas (de Brasília).
Competição: Semifinal da Liga dos Campeões (jogo de volta).
Árbitro: Danny Desmond Makkelie (Holanda).
Assistentes: Hessel Steegstra e J. de Vries (ambos da Holanda).
Cartões Amarelos: Capoue, Lo Celso e Pau Torres (Villarreal); Alexander-Arnold (Liverpool).
Cartão Vermelho: Capoue.

Gols: Boulaye Dia, aos três, e Coquelin aos 41 minutos do primeiro tempo. Fabinho aos 17', Luis Díaz aos 22', e Mané aos 29 minutos do segundo tempo.

Villarreal: Rulli; Foyth, Albiol (Aurier), Pau Torres e Estupiñán (Trigueros); Lo Celso, Dani Parejo, Capoue e Coquelin (Pedraza); Gerard Moreno (Chukwueze) e Boulaye Dia (Paco Alcácer). Técnico: Unai Emery.

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, Van Djik e Robertson (Tsimikas); Fabinho (James Milner), Keita (Henderson) e Thiago Alcântara (Curtis Jones); Salah, Mané e Diogo Jota (Luis Díaz). Técnico: Jurgen Klopp.