Topo

Copa Sul-Americana - 2022

Diniz estreia pelo Fluminense em duelo por 'sobrevivência' na Sul-Americana

Fernando Diniz conversa com elenco do Fluminense no primeiro dia de trabalho no retorno - Marcelo Gonçalves / Fluminense
Fernando Diniz conversa com elenco do Fluminense no primeiro dia de trabalho no retorno Imagem: Marcelo Gonçalves / Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/05/2022 04h00

O Fluminense encara o Junior Barranquilla, hoje (4), no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), em jogo que pode se tornar o fiel da balança do time na Copa Sul-Americana. O duelo marca também a estreia do técnico Fernando Diniz, que foi anunciado no último sábado para ocupar a vaga deixada por Abel Braga.

O Tricolor, com quatro pontos, ocupa a terceira colocação do Grupo H, enquanto os colombianos, com sete, estão na liderança. Unión Santa Fe, com cinco pontos, e Oriente Petrolero, que ainda não pontuou, completam a chave.

A equipe das Laranjeiras tenta afastar a má fase que atravessa no período após o título do Campeonato Carioca. Foram oito jogos, com três vitórias, dois empates e três derrotas — a última foi domingo, por 3 a 2, de virada, para o Coritiba.

O jogo que acabou selando o destino de Abel Braga no Flu foi justamente pela Sul-Americana, no empate sem gols com o Unión Santa Fe, no Maracanã. A queda de rendimento e o aumento no tom das críticas vindas das arquibancadas pesaram para a decisão do treinador em entregar o cargo.

A situação do Tricolor no torneio, atualmente, não está das mais fáceis. A equipe entra nessa quarta rodada precisando da vitória para que possa manter a um alcance real a possibilidade de conquistar uma vaga nas oitavas. Vale ressaltar que apenas o primeiro colocado de cada chave avança à próxima fase, e após o compromisso desta noite, serão dois fora de casa.

Uma eliminação ainda na fase de grupos pode trazer a crise novamente às Laranjeiras, uma vez que o Flu está na Sul-Americana após a saída precoce na Libertadores. Em 2020, na última participação na competição, o Tricolor, sob o comando de Odair Hellmann, acabou eliminado ainda na primeira fase, em disputa com o Unión La Calera.

Anunciado no último sábado, Fernando Diniz foi apresentado na última segunda-feira e iniciou a trajetória junto ao elenco. Apesar do pouco tempo de trabalho, ele sabe que a resposta tem de ser em um prazo curtíssimo para iniciar a caminhada com um pouco menos de pressão.

"A base daquilo que eu pretendo fazer é que os jogadores se inspirem a darem o melhor, a entregar tudo o que eles tiverem de todo coração, para que possamos conseguir um resultado positivo na quarta-feira. Sabemos que é vital para o seguimento na Sul-Americana", disse.

"Quem está no ambiente do futebol vive pressão o tempo todo. O que diminui a pressão é ganhar, então precisamos ganhar e para isso precisamos ter um foco muito grande para isso, não adianta olhar para fora e não poder fazer dentro. Precisamos saber o que estamos fazendo aqui dentro, ter convicção e seguir", completou.

Esta será a segunda passagem de Diniz como técnico do Tricolor. Ele esteve à frente do time na temporada 2019, e, quando jogador, também defendeu o clube.

"Foram três anos vivendo trabalhando, aprendendo coisas novas em todos os sentidos, criando diferenciações táticas para os jogadores se sentirem mais confortáveis, buscando porque as coisas não deram certo em um time ou em outro, e eu sou uma das pessoas que mais me questionam sobre o que estão fazendo", afirmou.

Às vésperas do duelo de logo mais, a procura por ingressos foi baixa, assim como aconteceu em jogos mais recentes. O clube, inclusive, fez postagens convocando os tricolores ao Maracanã.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE x JUNIOR BARRANQUILLA

Competição: Copa Sul-Americana - Quarta rodada do Grupo H
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 4 de maio de 2022, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Mario Díaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e José Cuevas (PAR)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Marlon; André, Yago (Nathan) e Ganso; Luiz Henrique, Willian Bigode e Cano. Técnico: Fernando Diniz

JUNIOR BARRANQUILLA: Sebastián Viera; Fabián Viáfara, Velasco, Jorge Arias, Gabriel Fuentes; Esparragoza, Giraldo, Edwin Cetré, Yesus Cabrera; Fredy Hinestroza e Borja. Técnico: Juan Cruz Real