Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Crise do São Paulo é de comando e passa pelo Rogério Ceni

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 12h22

O São Paulo voltou a vencer pelo Brasileirão e subiu na tabela para brigar por vaga na próxima Libertadores, já que não conseguiu se classificar de forma antecipada com a perda do título da Sul-Americana e agora lida com a torcida fazendo críticas aos jogadores. Para Arnaldo Ribeiro, o problema da crise vivida pelo clube passa pelo comando, incluindo Rogério Ceni, que acaba aumentando a carga sobre os jogadores ao não assumir sua parcela.

No Posse de Bola, ao lado de André Rocha, Eduardo Tironi e Juca Kfouri, Arnaldo afirma que as piores derrotas do São Paulo na temporada, nas finais contra Palmeiras e Independiente Del Valle, tiveram as digitais do treinador Rogério Ceni.

"Poucas vezes é tão simples definir uma crise como essa, é uma crise de comando, porque ela passa por uma diretoria que ganhou a pecha, com justiça, de caloteira, uma diretoria que conseguiu a tentativa da reeleição e não paga seus jogadores em dia, não paga atrasados e a crise do comando passa sim pela comissão técnica, pelo Rogério. Por mais que esteja na cara que ele sente derrotas e insucessos como torcedor do São Paulo, e aí ele acaba se aproximando pela história toda do sentimento do torcedor do São Paulo, ao não assumir responsabilidades por fracassos, ele deixa respingar também tudo nos jogadores", diz Arnaldo.

"Não dá para reclamar desse grupo de jogadores. As grandes derrotas, aquelas que machucaram o torcedor do São Paulo, que foi exemplar até agora na temporada, a final contra o Palmeiras no segundo jogo e a final contra o Del Valle tiveram todas as digitais do treinador do São Paulo, as escolhas, e da diretoria do São Paulo porque não conseguiu zerar coisas antes desses jogos importantes".

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos colunistas do UOL:

André Rocha: Ninguém corre pelo Rogério Ceni, essa é a realidade

O técnico Rogério Ceni é idolatrado pelo torcedor do São Paulo devido à carreira que ele teve como jogador, o que o respalda treinando o time e garante moral com os torcedores mesmo nas derrotas, com os jogadores virando alvo. Para André Rocha, o treinador é incoerente ao querer assinar o trabalho, mas não chamar para si a culpa nos momentos complicados como o da derrota para o Independiente Del Valle, o que faz com que os jogadores não corram a mais por ele.

"A carreira dele tem uma grande incoerência, que é: ele tem uma necessidade imensa de colocar assinatura no trabalho dele e ao mesmo tempo não assume a assinatura que ele dá, quem assina tem que assumir a responsabilidade, é assim na vida. Ele vive essa situação e tem que resolver isso. O Rogério sempre dá um jeito de se isentar, de se colocar acima, de pairar acima do São Paulo como grande ídolo, eu acho essa postura dele é horrível, ninguém corre pelo Rogério Ceni, essa é a realidade".

André Rocha: São Paulo precisa torcer pela desgraça do Flamengo

A vitória sobre o América-MG ajudou o São Paulo a saltar para a décima colocação no Campeonato Brasileiro, a dois pontos do próprio clube mineiro, que ocupa o oitavo lugar, mas com o jogo atrasado contra o Coritiba podendo ajudar o time tricolor. Para André Rocha, a situação em relação à disputa por uma vaga no G8 passa também pela necessidade de uma queda do Flamengo.

"Esses times têm que jogar e torcer pela desgraça do Flamengo. De todos os times que estão no G8, o único que pode sair desse G8 se tudo der muito errado é o Flamengo porque agora é peça vital nessa disputa pela Libertadores. O Flamengo a partir de agora vai abandonar o Campeonato Brasileiro, vai jogar só reserva até o dia 19, depois é só Libertadores. Quando acabar tudo, se o time tiver perdido os dois títulos, vai olhar para a tabela e estará encalacrado muito provavelmente e sem moral nenhuma, e sem força nenhuma para buscar uma reação. Aí pode ficar fora desse G8 e abrir uma vaga a mais para alguém".

Rocha: Time do Flamengo não está preparado para o desconforto

Mesmo criticado pelas atuações nas últimas partidas, o lateral direito Rodinei segue titular do Flamengo e André Rocha afirma que esta situação permanecerá devido à forma como o elenco exerce sua influência dentro do clube para seguir em uma zona de conforto, apontando que para Corinthians e Athletico-PR nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores, a receita é tornar os jogos desconfortáveis ao time de Dorival Júnior.

"O Rodinei é um problema, mas a questão toda é que esse time do Flamengo não está preparado para o desconforto. Se Corinthians e Athletico puxarem o Flamengo pro mundo do Fla-Flu, aquele jogo em que o Fluminense joga que nem o Boca do Riquelme e outros times lendários da Argentina, com a bola joga, sem a bola marca duro e com a bola parada pressão mental, toda disputa tem aquela raspada na canela. Esse time do Flamengo não está pronto para o desconforto, lá dentro do clube eles vivem dentro da zona de conforto, lá eles fazem o que querem". afirma.

Rocha: Se ganhar Copa do Brasil e Libertadores, Dorival assume a seleção

A seleção brasileira se aproxima da Copa do Mundo e, ao mesmo tempo, da despedida do técnico Tite, que poderá ter mais um treinador brasileiro no comando e este seria Dorival Júnior caso o Flamengo conquiste a Copa do Brasil e a Libertadores, de acordo com informação dada pelo jornalista André Rocha, colunista do UOL.

"A informação que eu tenho é que se o Flamengo ganhar Copa do Brasil e Libertadores, o treinador da seleção será Dorival Júnior. Flamengo, populismo, CBF, Rio de Janeiro, é isso. Se o Flamengo vencer Copa do Brasil e Libertadores, tiver aquele final de ano midiático perfeito, oba oba, o treinador da seleção será o Dorival Júnior".

O Posse de Bola vai ao ar duas vezes por semana, com a análise dos destaques da rodada do futebol

Quando: Toda segunda e sexta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Spotify, Apple Podcasts, e Amazon Music. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Veja a íntegra do programa: