Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Oito clubes assinam para criar a Libra, nova liga do futebol brasileiro

Clubes não conseguem entrar em consenso na reunião de hoje; oito clubes assinaram documento - Fernando Moreno/AGIF
Clubes não conseguem entrar em consenso na reunião de hoje; oito clubes assinaram documento Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Colunista do UOL*

03/05/2022 11h45Atualizada em 03/05/2022 16h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Oito clubes assinaram o documento da Libra, nome que tem sido dado a essa nova tentativa de união para uma nova liga para o futebol brasileiro. No entanto, a reunião de hoje (3) realizada em um hotel em São Paulo não conseguiu ter ainda um acordo coletivo com as demais agremiações presentes, que desejam uma discussão maior sobre a divisão das receitas.

Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino e Flamengo estavam unidos desde o princípio e ainda conseguiram o apoio de Ponte Preta e Cruzeiro, ambos estão na Série B. No estatuto desse grupo, está prevista a eleição de um Conselho quando houver 12 participantes. Se esse número não for atingido em até oito meses, a reunião dos times servirá apenas para discussão econômica.

Atlético-MG e Vasco também manifestaram interesse, mas ainda não oficializaram a entrada no grupo. Eles precisam de uma aprovação interna nos respectivos conselhos antes de assinarem o documento. Londrina e Guarani também deram parecer positivo. Já o Athletico, representado pelo presidente Mario Celso Petraglia, foi o grande opositor do grupo com direito até a tom de voz elevado.

Por enquanto, o grande entrave é como será feita a divisão de dinheiro entre os times da Série A e até mesmo quanto desse montante estará na Série B, como mostrou o colunista do UOL Rodrigo Mattos.

Depois do encontro, o Botafogo se manifestou por meio de Jorge Braga, seu CEO, e confirmou um novo encontro na semana que vem. "Entendemos que o próximo passo é reunir os 40 principais clubes do futebol brasileiro na sede da CBF, no dia 12, para uma posição em consenso. Até lá, todos terão tempo para avaliar os termos que estão na mesa. Temos pressa, mas não podemos errar. O futebol brasileiro precisa dar passos sólidos nesse importante momento de revolução que a Liga representa", afirmou.

A princípio, a ideia é que esses oito participantes desenvolvam a ideia e consigam mais apoio até 2025, ano em que o Brasileirão, pelo menos na teoria, será organizado pela primeira vez pela Liga de clubes. Essa tentativa dos oito é para que as conversas saiam apenas dos grupos de WhatsApp e passem a ser debatidas na realidade.

*Colaborou, Igor Siqueira, do UOL, no Rio de Janeiro

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok