Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: São Paulo mostra uma pequena evolução fora de casa

Do UOL, em São Paulo

30/04/2022 04h00

O São Paulo concluiu uma sequência de quatro partidas fora de casa em três competições diferentes. Neste período sofreu derrota para o Flamengo e empate com o Red Bull Bragantino no Brasileirão, além do empate com o Juventude na Copa do Brasil e a vitória por 3 a 1 sobre o Jorge Wilstermann, pela Copa Sul-Americana, tendo pela frente o clássico diante do Santos no Morumbi, antes de fazer mais duas partidas como visitante.

No podcast Posse de Bola #223, Arnaldo Ribeiro afirma que os jogos fora de casa eram problemáticos para o time comandado por Rogério Ceni. Apesar disso, o São Paulo conseguiu apresentar uma evolução nesta sequência que teve antes de encarar o Santos.

"Falando sobre esses últimos jogos, foram quatro partidas fora de casa na sequência, tem o clássico com o Santos na segunda e mais duas partidas fora de casa, de sete, seis fora, por circunstância da tabela. E onde o São Paulo ia muito mal, como visitante", diz Arnaldo.

"Dá para notar uma pequena evolução fora de casa, contra o Flamengo foi um desastre, a despeito da qualidade do time do Flamengo, contra o Juventude foi um desastre, a despeito da qualidade do time do Juventude, contra o Bragantino eu acho que foi bom e contra o Wilstermann foi ok, ganhou na altitude sem passar grandes sustos, só alguns, e encaminhou sua classificação", completa.

O jornalista considera que o São Paulo fez na Sul-Americana algo semelhante ao Palmeiras na Libertadores, aproveitou um grupo com adversários mais fracos para vencer os três jogos e encaminhar a vaga na próxima fase. Além disso, ele aponta como um fator a favor do clube tricolor o fato de ter um elenco montado para que possa rodar os jogadores na temporada.

"Na Sul-Americana, também em uma chave baba, como a do Palmeiras na Libertadores, mas com viagens longas, o São Paulo fez o trivial, assim como o Palmeiras, fez os 9 pontos. Chave fácil na Sul-Americana, chave fácil na Libertadores. Encaminhou a sua classificação, com aquela diferença que é importante, a Sul-Americana só classifica um, na Libertadores classificam dois", diz Arnaldo.

"Não dá para comparar o São Paulo com os times do primeiro bloco do futebol nacional, o Flamengo, o Atlético-MG e o Palmeiras, porém, o São Paulo tem um elenco hoje para três competições e pensou nisso antes de começar a temporada, o São Paulo hoje tem 20, 21 tudo do mesmo nível, então dá para fazer revezamento sem grandes alterações, essa é uma virtude do time na temporada", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.