Topo

Brasileirão - 2022

Jailson brilha, e América-MG comemora 110 anos com vitória sobre Athletico

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2022 18h26

Completando 110 anos hoje (30), o América-MG venceu o Athletico por 1 a 0, pela quarta rodada do Brasileirão. Jaílson segurou tudo na defesa e Índio Ramirez anotou o gol que deu a vitória para o time da casa na Arena Independência.

A equipe mineira foi superior na primeira etapa, entretanto pouco finalizou. Após o intervalo, o embate ficou mais aberto e o Furacão criou boas chances, mas parou em Jailson, que teve grande atuação. Aos 29, Índio Ramirez passou por dois defensores na área e bateu de e para esquerda notar o único gol da partida.

O time mineiro chega aos seis pontos e, provisoriamente, ocupa a sexta colocação na tabela. Já a equipe paranaense continua com apenas três, em 16º.

Quem foi bem: Jailson garante o resultado

O camisa 42 não deixou passar nada. Seguro, Jailson foi muito exigido, principalmente no segundo tempo, onde fez pelo menos duas grandes defesas para garantir o triunfo americano.

Quem foi mal: Christian, apagado

O jogador do Rubro-Negro pouco apareceu na noite de hoje (30). Sem ajudar na criação das jogadas, deixou o gramado aos 17 do segundo tempo.

Coelho balança a rede, mas impedimento é marcado

O time da casa começou melhor na partida e até marcou logo aos 3 minutos. Patric avançou pela direita e cruzou para Pedrinho, sozinho, mandar para a rede. No entanto, o lateral direito estava impedimento antes da assistência e o bandeirinha invalidou a jogada.

América domina pela direita

A equipe mineira teve facilidade para atacar na direita. Melhor na partida, o Coelho criou suas principais chances pelo setor, contudo pecou demais na hora de concluir as jogadas e levou pouco perigo ao gol defendido por Bento.

Furacão varia taticamente e arrisca mais

Apesar de não ter feito uma grande exibição na etapa inicial, o Rubro-Negro obrigou Jailson, goleiro adversário, a trabalhar. Suas melhores intervenções foram aos 5, quando desviou um cruzamento perigoso de Fasson, e aos 19, ao evitar que o chute de longe de Cuello encontrasse a rede.

Além disso, o time alternou entre jogar com três zagueiros e adotar uma linha de quatro na defesa. "Além do esquema tático que mudou, tem bastante jogadores que não vinham jogando', disse o meia e capitão Léo Cittadini, na saída de campo, ao Premiere.

Jailson faz grandes defesas

O guarda-redes do Coelho voltou a aparecer bem aos cinco da etapa final. Pedro Henrique subiu mais alto no escanteio pela direita, e cabeceou no canto direito do defensor. Jailson se esticou todo e espalmou a bola. Em um lance idêntico, aos 40, o defensor levou a melhor novamente.

Um minuto depois, o arqueiro deixou sua meta para reclamar com o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes e foi advertido com o primeiro cartão amarelo do confronto.

Bento erra na saída de bola e conta com ajuda da trave

O goleiro do Furacão ganhou destaque aos 11 minutos do segundo tempo. Primeiro, ele errou na saída e deixou a bola com Paulinho Boia, que dominou e bateu rápido. O goleiro espalmou o chute para trás, porém a bola resvalou na trave ainda de sair pela linha de fundo.

Wellington Paulista volta a jogar, mas sai machucado

Destaque do América nas fases preliminares da Libertadores, o centroavante Wellington Paulista voltou a jogar depois de um mês e meio. O camisa 7 estava afastado por contra de uma lesão de grau 2 na panturrilha direita.

Wellington entrou aos 19, mas aos 36 da segunda etapa precisou sair de campo, após trombada com Pedro Henrique. Aos prantos, deixou o gramado de maca após receber atendimento médico.

Jailson salva a primeira e Éder, a segunda

Vitinho arriscou aos 22 e o goleiro do Coelho apareceu mais uma vez para espalmar a bola. Após a cobrança de escanteio, Fasson chutou e Éder tirou em cima de linha. Os jogadores do Furacão reclamaram demais de um toque de mão, contudo o VAR revisou o lance e mandou seguir.

Índio Ramirez marca

Cárceres, na entrada da área, achou um lindo passe para Índio Ramírez. O meia driblou os marcados e bateu com a esquerdas, sem dar chances para o goleiro e abrindo o placar no Independência.

Athletico pressiona nos minutos finais

O Furacão tentou reagir depois dos 40 minutos do segundo tempo. A equipe se lançou ao ataque, porém teve dificuldades para furar o bloqueio americano feito por Mancini, que colocou mais um zagueiro e um volante.

Próximos jogos

As próximas duas partidas do Coelho na temporada são contra o rival Atlético-MG. Na terça (3), às 21h, atua em casa, no Independência, pela quarta rodada do Grupo D da Libertadores. Já no sábado (7), às 16h30, o embate é no Mineirão, pela quinta rodada da Série A.

Assim como o Coelho, o Furacão também tem compromisso na terça (3) pela Libertadores. A partida contra o The Strongest será na Bolívia, às 19h15. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso está agendado para no sábado (7), às 20h30, contra o Ceará em casa.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 1 x 0 ATHLETICO-PR
Competição: Série A do Campeonato Brasileiro - Quarta rodada
Data: 30/04/2022, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gol: Índio Ramirez, aos 29' do segundo tempo, para o América-MG.
Cartão amarelo: Jailson (AME)

AMÉRICA-MG: Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e João Paulo (Cáceres); Lucas Kal, Juninho e Felipe Azevedo (Wellington Paulista e depois Zé Ricardo); Matheusinho (Conti), Pedrinho e Paulinho Boia (Índio Ramírez). Técnico: Vágner Mancini.

ATHLETICO-PR: Bento; Orejuela (Terans), Matheus Felipe, Pedro Henrique e Fasson (Abner Vinícius); Matheus Fernandes, Léo Cittadini, Christian (Canobbio) e Vitor Bueno; Cuello (Vitinho) e Rômulo (Vitor Roque). Técnico: Fábio Carille.