Topo

OPINIÃO

Observatório Racial do Futebol: 'Os racistas não podem se sentir liberados'

Colaboração para o UOL, em Aracaju

29/04/2022 18h01

A semana de Libertadores ficou marcada por uma série de atos racistas contra torcedores e times brasileiros. Foi o caso de Corinthians, na terça, Palmeiras, na quarta, e Flamengo, ontem. Torcedores do Bragantino também foram alvo de preconceito racial e, duas semanas atrás, fãs do Fortaleza já tinham sofrido racismo no estádio. Diante de tantos casos e pressionada pelos clubes brasileiros, a Conmebol enfim se pronunciou e prometeu mudanças no seu regulamento.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte toda segunda, quarta e sexta às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri, Vitor Guedes e Yago Rudá debateram a série atos racistas na Libertadores e reproduziram um vídeo enviado por Marcelo Carvalho, do Observatório Racial do Futebol, a pedido do UOL. "Não podemos aceitar nem tolerar que racistas se sintam livres e liberados. O futebol e o estádio não podem ser palcos de racismo", afirma Marcelo. (Leia abaixo).

Marcelo Carvalho*:

"No momento em que crescem as denúncias de racismo, que a gente está vendo esse crescente de atos racistas na sociedade e no futebol, precisamos ter a coragem de denunciar, ir até uma delegacia, registrar um B.O., precisamos levar esses casos para a Justiça cível e criminal.

Não podemos ficar no registro de denúncias na internet, nas redes sociais e smartphones, precisamos ir à Polícia e à Justiça, os racistas não podem se sentir livres e liberados, esse não é o mundo que a gente quer, o mundo que a gente quer depende de cada um, ir à delegacia, chamar a polícia pelos casos de racismo.

Não podemos aceitar nem tolerar que os racistas se sintam livres e liberados, principalmente no futebol, um espaço tão negro, tão popular. O futebol e o estádio não podem ser palcos para que racistas se sintam à vontade de expressar seu preconceito e discriminação.

Precisamos seguir juntos, unidos e, principalmente, denunciar esses casos."

*Marcelo Carvalho é idealizador e diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial do Futebol

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na segunda (2). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.