Topo

OPINIÃO

Lavieri: 'Clubes estão indignados com a conivência da Conmebol com racismo'

Colaboração para o UOL, em Aracaju

29/04/2022 16h34

Após três casos de racismo em jogos de times brasileiros na Libertadores em uma semana, a Conmebol enfim se pronunciou e soltou um comunicado oficial sobre o tema. Em nota, a entidade prometeu endurecer as penas e mudar seu regulamento, que hoje tem as multas como principal artifício. Horas antes, a Federação Paulista de Futebol havia enviado ofício à CBF cobrando providências.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte toda segunda, quarta e sexta às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri, Vitor Guedes e Yago Rudá comentaram a série de atos racistas em partidas da Conmebol. Segundo apurou Lavieri, os clubes paulistas estão indignados com a falta de ação e a conivência da entidade com as práticas racistas em estádios de futebol. Para ele, é preciso ir além das notas de repúdio.

"A FPF acabou de enviar um ofício para cobrar a CBF de entrar na Conmebol, os clubes paulistas estão indignados com a falta de ação, o silêncio, a conivência. É para que a CBF interceda na Conmebol e os clubes brasileiros tenham respostas do que vai acontecer com esses torcedores racistas", afirmou.

"Não dá para ficar só na nota de repúdio, não é o ideal, mas a Conmebol não tinha nem se manifestado sobre o caso do River e Fortaleza, que foi há 15 dias, nem um 'não concordamos com isso'. Nem isso foi feito, é o absurdo do absurdo", acrescentou Lavieri.

Na opinião do colunista do UOL, a Conmebol deve ir além das multas e começar a punir os clubes por atitudes racistas de seus torcedores.

"A primeira coisa é fechar o portão, jogo sem torcida, fecha o portão uma vez, no próximo jogo quero ver se o cara não ajuda na fiscalização do próximo. Se não ajudar, vai aumentando, dois jogos, três jogos, aumenta a multa. O que não pode é uma multa de 30 mil dólares, o que são 30 mil dólares para o River Plate?", questionou.

"Parece que o racismo tem um preço e está tudo bem, não dá para ficar só nisso. As notas não não suficientes, pelo menos eles saíram da inércia, mas esperamos uma atitude além das notas do repudio."

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na segunda (2). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.