Topo

Brasileirão - 2022

Em noite de pênaltis no VAR, Cuiabá bate Juventude pelo Brasileiro

Elton, do Cuiabá, abriu o placar para a equipe no duelo contra o Juventude, válido pelo Campeonato Brasileiro - Luiz Erbes/AGIF
Elton, do Cuiabá, abriu o placar para a equipe no duelo contra o Juventude, válido pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Luiz Erbes/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/04/2022 19h57

O Cuiabá conquistou sua segunda vitória fora de casa no Brasileirão, após ganhar do Fortaleza na estreia. Pela terceira rodada, a equipe bateu o Juventude por 1 a 0 no Alfredo Jaconi, na noite deste domingo (23).

O jogo teve um pênalti, marcado após consulta ao VAR, para cada lado. Pitta desperdiçou a oportunidade de abrir o placar e acertou o travessão para o Juventude, no início da segunda etapa. Depois, aos 38 minutos, Elton foi mais feliz e deixou o seu gol.

Com o resultado, o time gaúcho fica na zona de rebaixamento, ocupando a 19ª posição, com apenas 1 ponto. Já o Dourado vai para a quarta colocação, com seis pontos.

Quem foi bem: Valdívia e Rodriguinho, os cérebros

O camisa 10 do Cuiabá ditou o ritmo do Auriverde no confronto. Além de distribuir bem as jogadas, participou muito do jogo e apareceu até na área para tentar fazer o seu gol. Com o time recuado após o intervalo, caiu de produção e saiu de campo aos 27 minutos. Rodriguinho, que entrou em seu lugar, deu novo gás ao Cuiabá, que voltou a ser agressivo e conseguiu a vitória.

Quem foi mal: André e Pitta, em noite ruim para os centroavantes

André ficou totalmente apagado no primeiro tempo e, quando teve a chance de marcar, se atrapalhou ao tentar driblar o goleiro e perdeu a oportunidade de abrir o placar. Saiu, merecidamente, no intervalo.

Do lato da equipe da casa, Pitta também ficou sumido. Para completar a exibição ruim, o paraguaio chutou no travessão o pênalti que bateu no começo do segundo tempo. Foi substituído por Ricardo Bueno aos 22 minutos.

Forster machuca a cabeça e deixa o campo

Valdívia cobrou falta na área aos 19 minutos e Rafael Forster subiu de cabeça com Marcão para tentar afastar o perigo. O defensor do Alviverde, no entanto, levou a pior na jogada e precisou sair de campo no carrinho após a dividida. Marcão também precisou de atendimento, mas seguiu em campo.

Cuiabá cresce na sequência

A troca na defesa parece ter atrapalhado o time da casa, que vinha melhor até então. A fragilidade defensiva do Juventude voltou a aparecer e o Cuiabá passou o restante da etapa inicial levando muito perigo para o goleiro Cesar.

Aos 30, André recebeu dentro da área, passou pelo goleiro, porém ficou sem ângulo para abrir o placar. A melhor chance veio da primeira etapa veio aos 43, com Valdívia. O meia atuou como centroavante no lance e cabeceou no travessão o cruzamento de Felipe Marques.

Juventude tem pênalti após consulta ao VAR, mas para no travessão

Na volta do intervalo, Rodrigo Soares cruzou para Óscar Ruiz, que ainda cabeceou antes de receber uma entrada de João Lucas em suas costas. Em campo, o árbitro Paulo Roberto Alves Junior mandou seguir, entretanto trocou de ideia ao ser chamado para ver o lance no monitor de vídeo.

Pitta se preparou para cobrança e bateu forte, no lado esquerdo de Walter. Contudo, o chute saiu muito alto e acertou o travessão, mantendo o placar zerado.

Rodriguinho entra e muda cenário

O experiente meia entrou com fome de jogo. Rodriguinho saiu do meio, fez uma fila deixando dois rivais na saudade e bateu no canto de César, que fez uma boa defesa aos 30. Dois minutos depois, bateu firme de fora da área e obrigou o arqueiro a espalmar a bola.

VAR entra em ação e garante novo pênalti

A cobrança de escanteio não levou muito perigo, porém o árbitro de vídeo viu um toque de braço do zagueiro Vitor Mendes, do Juventude. Com a penalidade foi anotada na revisão, o zagueiro se revoltou e reclamou demais. Ele recebeu o amarelo, seguiu protestando contra a marcação e foi novamente advertido, sendo expulso de campo.

Na cobrança, Elton bateu perto do meio, mas deslocou César, que saltou para esquerda, e saiu para o abraço.

Marquinhos entra aos 19 do segundo tempo, mas sai antes do fim

Acionado para a vaga de Felipe Marques, aos 19 minutos da segunda etapa, Marquinhos foi substituído nos acréscimos da partida, por opção do técnico Pintado. Para segurar o resultado, o treinador optou por colocar Paulão e reforçar a defesa nos minutos finais.

Próximos jogos

Pela quarta rodada da Série A, o Juventude volta a campo no domingo (1º), às 11h, quando visita o Botafogo no Nilton Santos.

Já o Cuiabá atua no sábado (30), às 19h, contra o Atlético-GO em casa. No entanto, o clube mato-grossense tem um compromisso no meio de semana pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. Na quarta (27), às 19h15, recebe o River Plate-URU na Arena Pantanal.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE 0 x 1 CUIABÁ
Data: 24/04/2022, domingo
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols: Elton, aos 38' do segundo tempo, para o Cuiabá.
Cartões amarelos: Jadson (JUV); Marllon, Elton, João Lucas (CUI)
Cartão vermelho: Vitor Mendes (JUV)

JUVENTUDE: Cesar, Rodrigo Santos, Forster (Paulo Miranda), Vitor Mendes e William Matheus, Yuri (Jean Irmer), Jadson, Chico Kim (Guilherme Parede) e Oscar Ruiz (Bruninho), Capixaba e Pitta (Ricardo Bueno). Técnico: Eduardo Baptista.

CUIABÁ: Walter, João Lucas, Allan Empereur, Marllon e Uendel, Marcão, Pepê e Valdivia (Rodriguinho), Felipe Marques (Marquinhos, depois Paulão), Everton (Alesson) e André (Élton). Técnico: Pintado.