Topo

Santos bate América por 3 a 0 e assume a liderança do Campeonato Brasileiro

Diego Iwata Lima e Nathalia Costa

Do UOL, em São Paulo e Santos

24/04/2022 17h52

O Santos fez uma ótima partida para bater o América-MG na Vila Belmiro por 3 a 0. Marcos Leonardo e Zanocelo, duas vezes, fizeram para o Peixe. Essa é a segunda vitória consecutiva do Santos em casa no Campeonato Brasileiro —a quarta no geral. O Peixe chega agora a sete pontos na tabela e assume a liderança do campeonato, com um gol a mais de saldo que o vice Atlético-MG.

A vitória reabilita o clube alvinegro da derrota por 1 a 0 diante do Coritiba, na quarta-feira (20), pela Copa do Brasil, em Curitiba. Já o América-MG perde o embalo depois de dois bons resultados: 4 a 1 sobre o Juventude, no Nacional, e 3 a 0 sobre o CSA, pela Copa do Brasil.

O Santos volta a campo na quinta-feira (28), quando vai ao Chile enfrentar o Unión La Calera pela Copa Sul-Americana. O América recebe o Deportes Tolima (COL) pela Copa Libertadores, no dia 27, quarta-feira.

Cronologia do Jogo

O Santos já era melhor quando abriu o placar, aos 28 minutos do primeiro tempo, com cabeçada de Marcos Leonardo após ótimo cruzamento de Ângelo.

No comecinho da segunda etapa, aos 5 minutos, Zanocelo balançou as redes após cruzamento de Ângelo que Baptistão disputou pelo alto. O bandeira chegou a anular o gol por um possível impedimento de Baptistão, que o VAR analisou, antes de validar o gol.

O Peixe continuou no ataque e chegou ao terceiro gol aos 32 da segunda etapa. Após escanteio vindo pela direita, Maicon disputou no alto e a bola sobrou para Zanocelo na pequena área. O meia só teve o trabalho de bater praticamente já dentro do gol.

Atuação do Santos: o time da casa dominou o jogo

O Peixe foi bem desde o início. O time deu mostras de organização e o trio de ataque Marcos Leonardo-Ângelo-Jhohan (Lucas Braga) deu muito trabalho à defesa do América-MG. Mesmo com resultado favorável, o Alvinegro não deixou de pressionar, e poderia ter saído com um resultado mais largo.

Após o segundo gol, o time teve uma queda de rendimento físico, permitindo que o América-MG se lançasse um pouco mais à frente —mas sem maiores problemas. E ainda acabou ampliando.

Atuação do América

O Coelho não teve uma boa jornada. Dominado pelo Santos, chegou ao ataque apenas em estocadas esporádicas. O destaque positivo fica para o goleiro Jaílson, que fez boas defesas e evitou um placar pior.

Na segunda etapa, o time mineiro colocou um pouco mais de velocidade em seu jogo, mas não conseguiu complicar o jogo.

Foi bem: Ângelo organizou o time

Embora muito jovem, a mais nova joia da Vila Belmiro participou dos dois lances de gol e foi quem ditou o ritmo das chegadas do Santos enquanto esteve em campo.

Foi mal: O lateral João Paulo deu muito espaço

As melhores chegadas do Santos não acontecerem pelo lado direito do ataque, esquerdo do América-MG, por acaso. João Paulo deu muito espaço e facilitou para o time da casa.

Santos começou melhor mas esbarrava nos erros de passe

O Peixe tomou a iniciativa da partida e foi para cima do América-MG. Com muita movimentação de Marcos Leonardo, Ângelo e Baptistão, o Alvinegro incomodava o goleiro Jaílson, que cansou de reclamar de sua defesa.

Marcos Leonardo, bem posicionado, abre o placar de cabeça

O Santos transformou sua superioridade em gol aos 28 minutos da primeira etapa. Ângelo cruzou da intermediária, a bola fez curva e encontrou Marcos Leonardo, que acertou o tempo da bola e cabeceou para o chão, tirando a chance de defesa do goleiro do América-MG.

Maicon participou bem da construção

Um dos destaques do primeiro tempo foi o zagueiro Maicon, que fez boas interceptações e saídas de bola da zaga para o ataque. A defesa santista se posicionou muito bem e o América-MG teve dificuldades para criar oportunidades de contra-ataques. A única chance do time mineiro foi aos 26 com Everaldo, ele recebeu na área e bateu em cima de Lucas Pires. Aos 35, Marcos Leonardo quase fez o segundo gol para o Santos

Zanocelo faz o segundo no início do 2º tempo

Em mais uma boa jogada de Ângelo, o Peixe ampliou com Vinicius Zanocelo. O cruzamento veio da direita do ataque, Baptistão disputou com a defesa e Zanocelo se esticou, frente a frente com Jaílson, para ampliar. No campo, após sinalização do bandeira, o gol foi anulado. Mas o VAR checou e validou o 2 a 0.

Zanocelo encerra a fatura

O escanteio veio da direita, Maicon disputou pelo alto e Zanocelo, esperto, veio por detrás da defesa para empurrar para o gol, quase já dentro da meta: 3 a 0 e três pontos garantidos.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 AMÉRICA-MG

Motivo: Campeonato Brasileiro, 3ª rodada, 1º turno
Local e Horário: Vila Belmiro, em Santos, às 16h de Brasília
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Rafael Pires (GO)
VAR: Rafael Traci (SC)

Público: 10.374
Renda: R$ 327.972,50

Gols: Marcos Leonardo, aos 28 do 1º tempo; Zanocelo, aos 6 e aos 34 do 2º (SAN).
Cartões Amarelos: Rodrigo Fernandez e Marcos Leonardo (SAN)

Santos: João Paulo, Madson, Maicon, Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernandez, Zanocelo e Leo Baptistão; Ângelo, Marcos Leonardo e Jhohan Julio (Lucas Braga). Técnico: Fabián Bustos

América-MG: Jaílson; Patric, Conti, Éder e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Felipe Azevedo, Paulinho Bóia e Everaldo. Técnico: Vágner Mancini