Topo

Corinthians

Danilo Avelar se despede do Corinthians: 'Saio melhor como homem'

Danilo Avelar em treino do Corinthians - Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Danilo Avelar em treino do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

13/04/2022 09h43

Depois de ter sido emprestado pelo Corinthians ao América-MG, Danilo Avelar se despediu do clube do Parque São Jorge por meio de uma publicação nas redes sociais. Corintiano de coração, o defensor definiu "aprendizado" como a palavra que define a sua passagem de quase quatro anos e afirmou que sai do Alvinegro paulista "melhor como atleta e como homem".

"Aprendi que sentimento nem sempre determina tudo. Aprendi a me posicionar melhor, dentro e fora de campo. Aprendi que às vezes as coisas não saem do jeito que a gente quer e tá tudo bem. Saio do clube melhor como atleta, mas principalmente melhor como homem. Aprendi que a gente pode lutar de outro jeito", escreveu o jogador (veja abaixo).

O contrato de empréstimo Avelar com o Coelho é válido até o final desta temporada, justamente quando acaba seu vínculo com o Corinthians. Há dez meses, em junho de 2021, o defensor cometeu um ato de injúria racial enquanto jogava uma partida de 'CS:GO' e foi informado de que não jogaria mais pelo clube.

Diante da pressão da torcida, o Corinthians chegou a comunicar que encerraria o vínculo com o atleta. No entanto, ele estava estava tratando de um rompimento do ligamento cruzado do joelho direito na época. Após a sua recuperação, ele não teve seu contrato rescindido unilateralmente pelo clube e seguiu sua rotina de treinos na equipe, mas sem ser inscrito em qualquer competição.

Três meses depois do episódio envolvendo a injúria racial, Danilo Avelar se pronunciou pela primeira vez em uma entrevista ao vivo no programa 'Os Donos da Bola', apresentado pelo ídolo corintiano Neto. O jogador assumiu o erro, disse estar "envergonhado" e que aproveitou para "melhorar a pessoa" que ele é.

"Fui muito infeliz, me envergonho disso. Errei muito, tenho plena consciência disso", afirmou. "Quando eu cometi o ato e vi toda a repercussão, eu entendi que tinha algo a fazer. Aquilo me incomodou, porque eu queria melhorar como ser humano", completou Avelar.

O defensor chegou ao Corinthians no segundo semestre de 2018, vindo por empréstimo junto do Torino, da Itália. No ano seguinte, ele assinou contrato por três temporadas. Ao todo, Avelar disputou 110 partidas, marcou 12 gols e participou da conquista do Campeonato Paulista de 2019.

Corinthians