Topo

Palmeiras

Veiga soma marcas impressionantes no Palmeiras, mas é ignorado pela seleção

Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras sobre o Táchira, pela Libertadores - Staff Images/Conmebol
Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras sobre o Táchira, pela Libertadores Imagem: Staff Images/Conmebol

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

07/04/2022 04h00

Apontado melhor em campo na estreia do Palmeiras na Libertadores, na goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo Táchira (VEN), na noite de ontem (6), Raphael Veiga, 26 anos, vem somando números impressionantes. Marcas que o tornam cada vez mais candidato a ser um ídolo histórico do Alviverde. E cada vez menos explicável o fato de ele nunca ter recebido uma chance de Tite na seleção brasileira.

O destaque do Palmeiras já foi citado e elogiado por Tite no passado, mas ainda não conseguiu uma oportunidade. Na posição de Veiga, Tite tem optado por nomes como Paqueta, do Lyon, e Philippe Coutinho, do Aston Villa.

Com o gol anotado ontem, o segundo do time, que acalmou a partida no momento em que o Táchira esboçava crescimento, Veiga chegou a 54 gols pelo Alviverde. Tornou-se assim o terceiro maior artilheiro do Palmeiras no século, empatado com o centroavante Vagner Love. No histórico geral, é o 51º que fez mais gols, empatado também com Chinesinho.

O gol na Venezuela foi também o seu nono na Copa Libertadores, o que o coloca em sexto no ranking alviverde de gols pela competição. Nos seus últimos sete jogos pelo Palmeiras —quatro deles clássicos—, Veiga anotou sete gols e ainda fez uma assistência.

De acordo com o site de estatísticas Sofascore, dentre todos os jogadores de Série A em atividade no Brasil, Raphael Veiga, escolhido melhor meia do Paulistão, é quem mais teve participações em gols neste ano. Em 18 partidas, foram 11 gols e quatro assistências. Com 1265, Veiga é o jogador que atuou por mais minutos pelo Palmeiras na temporada.

Raphael Veiga é o homem dos jogos decisivos

Veiga não é apenas um jogador que faz muitos gols, mas faz principalmente gols decisivos, que vão muito além dos 21 pênaltis convertidos em 21 cobranças -19 deles durante as partidas, dois em disputas de pênaltis.

O camisa 23 jogou nove finais com o Palmeiras. Foi titular em todas e balançou as redes nove vezes nestes jogos. Nas últimas quatro finais que o Palmeiras jogou -Libertadores, Mundial, Recopa e Paulista-, Veiga fez seis gols. Destas, apenas do Mundial, o Palmeiras saiu sem troféu.

Na recente conquista do Campeonato Paulista, Veiga fez três dos cinco gols anotados pelo Palmeiras no agregado dos dois jogos decisivos. O primeiro deles, na derrota por 3 a 1, de falta, talvez tenha sido o mais importante deles, por ter reduzido para apenas dois gols a diferença a ser revertida no jogo de volta.

No Palmeiras de hoje, apenas Dudu, com 78 gols em 350 jogos, tem mais gols que Veiga, que soma 54 em 180 partidas. Na média, porém, Veiga, com 0,3 gol/jogo, está à frente de Dudu, com 0,23 por partida.

Diante de tanto, fica o questionamento: O que mais Raphael tem que fazer para ser convocado para a seleção?

Todos os gols de Veiga em jogos decisivos

Palmeiras 2 x 2 Flamengo (Supercopa do Brasil 2021) - 2 gols

Palmeiras 1 x 2 Defensa y Justicia (Recopa Sul-Americana 2021) - 1 gol

Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Copa Libertadores 2021) - 1 gol

Palmeiras 1 x 2 Chelsea (Mundial de Clubes de 2021) - 1 gol

Athletico-PR 2 x 2 Palmeiras (Recopa Sul-Americana 2022) - 1 gol

São Paulo 3 x 1 Palmeiras (Campeonato Paulista 2022) - 1 gol

Palmeiras 4 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista 2022) - 2 gols

Palmeiras