Topo

Palmeiras

Palmeiras goleia Táchira com dois de Navarro em estreia na Libertadores

Rafael Navarro comemora gol marcado pelo Palmeiras na partida contra o Deportivo Táchira, válido pela fase de grupos da Libertadores - Manaure Quintero/Reuters
Rafael Navarro comemora gol marcado pelo Palmeiras na partida contra o Deportivo Táchira, válido pela fase de grupos da Libertadores Imagem: Manaure Quintero/Reuters

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

06/04/2022 22h54

O atual bicampeão da Copa Libertadores começou com goleada e extrema facilidade seu caminho na busca pelo tetra na competição. Em San Cristóbal, na Venezuela, o Palmeiras goleou, hoje (6), o Deportivo Táchira por 4 a 0 para somar seus primeiros três pontos na edição 2022.

Mesmo com vários jogadores poupados, o Palmeiras foi muito superior ao campeão venezuelano e poderia ter virado o primeiro tempo com o placar com que encerrou o jogo. Rafael Navarro, que entrou no segundo tempo, enfim, fez seu primeiro gol pelo Verdão —minutos antes de fazer o segundo. Na primeira etapa, Dudu e Veiga já haviam anotado.

No sábado, o Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro contra o Ceará, no Allianz Parque. Já pela Libertadores, o time volta a campo na próxima terça-feira (12), contra o Independiente Petrolero (BOL), também em casa.

Cronologia do jogo

O Palmeiras começou o jogo em ritmo altíssimo e poderia ter aberto placar logo aos 3 minutos, com Dudu, livre na área. Mas, aos 7, ele não perdoou e colocou no fundo da rede um rebote de chute de Wesley para fazer 1 a 0.

O Táchira esboçou uma reação, mas o Palmeiras ampliou ainda no 1º tempo, com chute de fora da área de Raphael Veiga. E só não fez mais porque desperdiçou chances claras com Veron e Jailson.

No segundo tempo, o Palmeiras continuou jogando fácil e, com gols aos 4min e aos 7' do 2º tempo, Rafael Navarro fez dois gols e levou o time aos 4 a 0.

Aos 26, após falta por trás na entrada da área, Jailson foi expulso, mas sua ausência não causou problemas para o Alviverde.

Palmeiras poderia ter feito placar histórico

A prova de que um time é bem treinado é os reservas jogarem e manterem o padrão do time titular. Foi exatamente isso que aconteceu em San Cristóbal. Se tivesse caprichado mais em algumas finalizações, Não é exagero dizer que o time poderia ter feito algo histórico, como sete, oito gols.

O melhor: Dudu jogou solto

O camisa 7 do Verdão foi muito bem no primeiro tempo. Não houve uma bola dele que não se transformasse em perigo. Abriu a contagem aos 7min, mas já poderia ter feito gol antes disso. NO segundo tempo, antes de sair para descansar, participou da jogada do terceiro gol.

O pior: Jailson foi o único que destoou

Para não dizer que todos foram bem, o volante Jailson destoou um pouco dos companheiros, Chegou perdido para apoiar o ataque e acabou fazendo falta por trás, sendo expulso.

Dudu perde gol feito aos 3 min, mas se redime aos 7'

Aos 3 min, em jogada ensaiada na cobrança de escanteio, Dudu recebeu sozinho de Veiga na altura da marca do pênalti, dominou livre e pegou de chapa a bola que subiu. Livre de marcação, o camisa 7 bateu para fora. Mas, aos 7', novamente após cobrança de escanteio, bate e rebate e chute errado de Wesley, Dudu dominou e fez o primeiro gol do Palmeiras na Libertadores 2022.

Táchira acorda, mas Veiga amplia para o Verdão

Após o gol do Palmeiras, o Táchira acordou e começou a chegar ao ataque. Mas o time foi bastante desordenado, e deixava buracos na defesa, por onde o Palmeiras ainda conseguia chegar. O Palmeiras voltou a dominar o jogo aos 30min. E, aos 36, Raphael Veiga recebeu com espaço, a três passos da meia lua, e bateu no canto esquerdo do goleiro: 2 a 0.

Weverton estava em noite estranha

Não houve nenhuma falha que tenha gerado gol, mas Weverton esteve esquisito em campo, na falta de um termo melhor. Saiu mal com os pés em um lance e se atrapalhou com um recuo, caindo de cara na grama. Trapalhão. Mas, no fim do jogo, fez duas ótimas defesas e manteve o zero no placar.

Impedido, Navarro faz seu primeiro pelo Palmeiras. E pouco depois, faz o 2º

O segundo tempo mal havia começado quando Dudu desceu pela direita e tocou para Mayke, mais à frente. O cruzamento veio à meia-altura e Rafael Navarro, que entrou no intervalo, fez o terceiro do Verdão. Estava impedido, mas o bandeira não viu e não tem VAR — a tecnologia só será utilizada a partir das oitavas de final. Três minutos depois, ele não alcançou cruzamento rasteiro, que atravessou a área. Wesley pegou a bola do outro lado e colocou na cabeça de Navarro, que fez 4 a 0.

Bom ritmo, mesmo com alterações. Giovani entra bem

Com a vitória assegurada, o Palmeiras fez várias alterações, dando minutos para Giovani, Breno Lopes e Gabriel Menino. E o time não perdeu o ritmo. Menino e Giovani aproveitaram bem as chances recebidas e podem começar a crescer aos olhos da comissão técnica.

FICHA TÉCNICA:

DEPORTIVO TÁCHIRA (VEN) 0 X 4 PALMEIRAS
Motivo
: Fase de Grupos da Libertadores, 1ª rodada
Data e hora: 6 de abril de 2022 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: estádio de Pueblo Novo, em San Cristobal, na Venezuela
Árbitro: Darío Herrera
Auxiliares: Ezequiel Brailovski e José Savorani
Não há VAR na fase de grupos da Libertadores

Gols: Dudu, aos 7'; Veiga, aos 34' do 1º tempo. Rafael Navarro, aos 4' e aos 7' do 2º tempo.
Cartões amarelos: Jailson e Atuesta (PAL); Flores e Restrepo (TAC)
Cartão vermelho: Jailson (PAL)

DEPORTIVO TÁCHIRA: Cristopher Varela; Marufo, Jesús Quintero e Restrepo (Calzadilla); Camacho, Gabriel Benítez (Garcés); Yerson Chacón (Arace), Maurice Cova, Francisco Flores e Richard Figueroa (Fernández); Farias (Simisterra). Técnico: Alex Pallarés

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Kuscevic e Jorge; Jailson, Atuesta (Zé Rafael) e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Dudu (Giovani), Gabriel Veron (Navarro) e Wesley (Breno Lopes). Técnico: João Martins (Abel Ferreira está suspenso)

Palmeiras