Topo

Em busca do bi, Atlético-MG bate Tolima fora de casa na estreia na Liberta

Jogadores do Atlético-MG comemoram gol marcado contra o Tolima, em jogo válido pela Libertadores - Daniel Munoz / AFP
Jogadores do Atlético-MG comemoram gol marcado contra o Tolima, em jogo válido pela Libertadores Imagem: Daniel Munoz / AFP

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

06/04/2022 22h53

Não foi uma grande atuação do Atlético-MG diante do Tolima, mas foi o suficiente para começar com vitória a edição 2022 da Copa Libertadores. Com gols de Nacho Fernández e Tchê Tchê, o Galo, que busca o bi continental, venceu por 2 a 0, no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia.

Os três pontos conquistados fora de casa salvaram uma apresentação que deu sustos. Não fosse a falta de pontaria do time colombiano, que teve vários contra-ataques e finalizou mais de 15 vezes, possivelmente o Atlético não voltaria da Colômbia com o triunfo.

O próximo compromisso do Galo a estreia no Brasileirão, diante do Internacional, no domingo. Pensando em Libertadores, o próximo adversário é o rival América-MG. O clássico está marcado para a próxima quarta-feira (13), também no Gigante da Pampulha.

Quem foi bem: Nacho Fernández

Para quem teve coragem de criticar Nacho Fernández por falta de intensidade, o jogo diante do Tolima foi para calar a boca dos críticos. O argentino estava em todas as partes do campo, para marcar e para atacar. Foi o melhor jogador atleticano na estreia da Libertados e teve a boa atuação premiada com o gol.

Quem foi mal: Dylan Borrero

O colombiano Dylan Borrero recebeu a chance de ser titular atuando em seu país natal. No entanto, o atacante atleticano não terá grandes lembradas do jogo em Ibagué. Pouco participativo ofensivamente, o momento de maior destaque de Dylan foi quando levou uma caneta, aos 10 minutos do primeiro tempo.

O jogo do Atlético: sofreu mais do que precisava

É lógico que nunca é fácil jogar fora do Brasil pela Copa Libertadores, ainda mais diante de uma das melhores equipes da Colômbia. Mesmo assim o Atlético sofreu muito mais do que precisava. Com dificuldade para controlar a bola e empurrar o time adversário para a defesa, o Galo permitiu que o Tolima finalizasse demais, especialmente nos contra-ataques. Para a sorte dos atleticanos, a pontaria dos colombianos não estava calibrada.

Tchê Tchê fez o gol do alívio

O Atlético sofreu bastante, especialmente no segundo tempo. Cada ataque do Tolima era um susto para os torcedores. O gol de Tchê Tchê, poucos minutos depois de entrar, determinou o triunfo atleticano. Os colombianos perderam o ímpeto ofensivo com o palcar de 2 a 0.

Godín e Alonso

O Atlético contratou Godín para o lugar de Alonso, que retornou ao clube após a guerra da Rússia com a Ucrânia. Na estreia da Libertadores, dos zagueiros estrangeiros foram escalados juntos, pela primeira vez.

Cadê o VAR?

Em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo, o lateral Dodô ficou em Belo Horizonte e acompanhou a partida pela televisão. Pouco antes do apito inicial, o camisa 6 do Galo reclamou a ausência do VAR na fase de grupos da Libertadores. Menos mal que o duelo com o Tolima não teve nenhum lance polêmico.

Ríos x Hulk

O volante Ríos, do Tolima, não se importou com o tamanho de Hulk e encarou o atacante atleticano em pelo menos duas oportunidades. O jogador colombiano sossegou após ser amarelado, mas por uma falta mais dura no volante Jair.

Torcedor detido

O argentino Nacho Fernández foi cobrar um escanteio e quase foi atingido por uma lata de cerveja. O torcedor responsável pelo ato foi identificado por outras pessoas nas arquibancadas e detido.

Hulk passa em branco pela segunda vez em 2022

Hulk, do Atlético-MG, tenta o domínio durante o jogo contra o Tolima, válido pela Libertadores - Reprodução/Twitter/Libertadores - Reprodução/Twitter/Libertadores
Hulk, do Atlético-MG, tenta o domínio durante o jogo contra o Tolima, válido pela Libertadores
Imagem: Reprodução/Twitter/Libertadores

Diante do Tolima, Hulk disputou sua 10ª partida na temporada. Pela segunda vez ele passou em branco. Antes ele só não havia marcado diante do América-MG, pela primeira fase do Mineiro. Até agora são 11 gols no ano.

Noite dos visitantes

Na outra partida do Grupo D da Copa Libertadores, o América-MG recebeu o Independiente del Valle, no Independência. A equipe equatoriana levou a melhor e venceu por 2 a 0. Na semana que vem, o Galo enfrenta o Coelho, no Mineirão, já o Tolima vai até o Equador para enfrentar o Independiente.

FICHA TÉCNICA

TOLIMA 0 X 2 ATLÉTICO-MG

Motivo: 1ª rodada do Grupo D da Libertadores
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia
Data e horário: 6 de abril de 2022, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela)
Assistentes: Tulio Moreno e Jorge Urrego (ambos Venezuela)
VAR: Não tem
Cartões amarelos: Ríos e Caicedo (TOL); - (CAM)
Gols: Nacho aos 45' do primeiro tempo; Tchê Tchê aos 34' do segundo tempo

Tolima: Alexander Domínguez; Marulanda, Caiced, José Moya e Junior Hernández; Juan David Ríos (Ibarguen, aos 25' do 2º), Brayan Rovira, Anderson Plata, Daniel Cataño (Orozco, aos 14' do 2º) e Lucumi (Ureña, aos 25' do 2º); Michael Rangel (Gustavo Ramírez, aos 14' do 2º). Técnico: Hernán Torres.

Atlético-MG: Everson, Mariano, Godín, Alonso e Arana; Allan, Jair (Otávio, aos 27' do 2º) e Nacho (Rubens, aos 27 do 2º); Dylan Borrero (Tchê Tchê, aos 14' do 2º), Savarino (Ademir, aos 14' do 2º) e Hulk (Sasha, aos 46' do 2º). Técnico: Turco Mohamed.