Topo

Libertadores - 2022

América-MG cria chances, mas perde em casa para o Del Valle na Libertadores

Everaldo, do América-MG, em ação contra o Independiente Del Valle pela Libertadores - Fernando Moreno/AGIF
Everaldo, do América-MG, em ação contra o Independiente Del Valle pela Libertadores Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

06/04/2022 20h59

O América-MG bem que se esforçou, mas não conseguiu caiu em casa na estreia na fase de grupos da Copa Libertadores. O Coelho foi derrotado, na noite de hoje (6), pelo Independiente del Valle por 2 a 0, na Arena Independência, pela abertura do Grupo D. O time equatoriano abriu o placar com Sornoza, quando o América vinha criando as melhores oportunidades. O segundo gol veio no apagar das luzes, com Arce, já nos acréscimos.

O América volta a campo pelo torneio continental na próxima quarta-feira (13), no clássico mineiro contra o Atlético-MG, no Mineirão. No mesmo dia, o Independiente del Valle recebe o Tolima, em Guayaquil. Antes deste duelo pela Libertadores, o Alviverde estreia no Brasileirão no domingo (10) diante do Avaí, na Ressacada, em Florianópolis.

Primeiro tempo:

O América começou dominando as ações da partida. Aos 3 minutos, Marllon teve excelente oportunidade que passou à esquerda do gol de Ramirez. Aos 8, Juninho tentou bater colocado e exigiu boa defesa do goleiro equatoriano. No entanto, o Independiente foi quem abriu o placar na primeira boa chance. Sornoza recebeu belo lançamento do campo de defesa e, frente à frente com Jaílson, bateu colocado na saída do goleiro. O América seguiu criando chances importantes, mas não obteve sucesso para balançar a rede adversária.

Segundo tempo

A segunda etapa não teve a mesma intensidade da primeira. As duas equipes voltaram sem mudanças, tentaram criar, mas faltaram chances claras. Aos 16, Felipe Azevedo finalizou e exigiu a defesa de Ramirez. Aos 29, ele tentou novamente, mas a bola passou por cima. O Del Valle seguiu administrando, sem forçar tanto, mas marcou no último minuto de jogo com Arce, após passe de Favrelli.

Público discreto

O primeiro jogo do América na fase de grupos da Libertadores, na edição em que debutou pelo torneio na sua história, não foi visto por um público grande na Arena Independência. O clube não divulgou a quantidade de presentes ao fim do jogo, mas havia muitos espaços vazios em todos os setores. Uma justificativa é a greve dos metroviários em Belo Horizonte. O metrô é a principal via de acesso ao estádio. Com a paralisação, o serviço só está funcionando entre 10h e 17h.

Estreia oficial

Artilheiro do América na temporada com três gols, o atacante Wellington Paulista está lesionado e não foi a campo. Para substituir o goleador, o técnico Marquinhos Santos optou por Paulinho Boia, que foi recém-contratado e havia atuado apenas no jogo amistoso contra o Athletico, na última semana. O jogador veio do Metalist-UCR, onde também não tinha jogado nenhum jogo oficial, uma vez que participou apenas da pré-temporada por lá por conta da guerra da Ucrânia com a Rússia.

Muitas dificuldades para Alê

Dúvida durante a preparação por causa de uma entorse no joelho no amistoso contra o Athletico, o meia Alê foi para o jogo, mas não teve uma boa atuação. O jogador perdeu a estreia do time na competição por ter sido contaminado com a Covid-19 e, desde então, não emplacou uma boa sequência de jogos.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 0 x 2 INDEPENDIENTE DEL VALLE

Motivo: 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Data e hora: 06 de abril de 2022 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Diego Bonfá (ARG)
Cartões amarelos: Lucas Kal, Everaldo, Juninho, Paulinho Boia, Alê e Matheusinho (América-MG); Moisés Ramirez, Ayovi, Favarelli, Schunke e Previtalli (Independiente del Valle)
Gols: Sornoza, aos 11 minutos do primeiro tempo, e Arce, aos 48 minutos do segundo tempo (Independiente del Valle)

AMÉRICA-MG: Jailson; Patric, Iago Maidana, German Conti, Marllon; Lucas Kal (Juninho Valoura), Juninho, Alê (Felipe Azevedo); Everaldo (Indio Ramirez), Pedrinho (Matheusinho) e Paulinho Boia (Henrique Almeida). Técnico: Marquinhos Santos

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Moiés Ramirez; Schunke, Carabajal. Segovia, Perlaza; Previtali (Dany Cabezas), Pellerano, Favrelli; Chavez, Sornoza (Gaibor) e Ayoví (Billy Arce). Técnico: Renato Paiva