Topo

Grêmio vence Ypiranga de novo e é penta do Gauchão depois de 33 anos

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/04/2022 18h29

Uma, duas, três, quatro, cinco vezes Grêmio. O tricolor gaúcho venceu hoje (02) o Ypiranga-RS por 2 a 1, em Porto Alegre, e confirmou a conquista do quinto título consecutivo do Campeonato Gaúcho. O pentacampeonato chega ao clube depois de 33 anos e mantém a hegemonia estadual mesmo após o rebaixamento à Série B do Brasileirão.

Bruno Alves, no final do primeiro tempo, abriu o placar. No segundo tempo, Rodrigues e Erick fecharam o placar. O Grêmio já havia vencido o jogo de ida, em Erechim, por 1 a 0. Assim, até o empate serviria para deixar a taça na Arena.

O Grêmio não conquistava cinco estaduais seguidos desde 1989, em meio à sequência que rendeu hexa em 1990. Agora, o clube treinado por Roger Machado soma 41 títulos do Campeonato Gaúcho. O Inter segue como maior vencedor, com 45 taças.

O jogo em Porto Alegre foi movimentado, mas sem muitos riscos para o atual campeão. Mesmo que o Ypiranga-RS tenha sido o primeiro da fase de classificação e com bons jogadores, revelações do campeonato.

GRÊMIO ERGUE A TAÇA DO PENTA!

Gols UOL Esporte

Quem foi bem: Diego Porfírio

O lateral esquerdo coroou o bom campeonato com atuação madura na final. Acertado com o Coritiba para a sequência da temporada, o camisa 6 foi quem levou mais perigo ao rival ao longo da decisão na Arena do Grêmio. No início da etapa final, fez boa jogada individual com dribles em sequência.

Bruno Alves garante o título

Contratado no início da temporada, o zagueiro marcou o segundo gol com a camisa do Grêmio e garantiu a conquista. O lance ocorreu após cobrança de falta de Bitello, que explodiu na trave, e teve ainda assistência de Rodrigues — que cabeceou para o centro da área.

Grêmio repete estratégia

Mesmo em casa, o Grêmio seguiu o plano que deu certo no mata-mata. O time de Roger Machado esperou, deu a bola ao adversário e usou a pressão para recuperar a posse e criar chances. Foi assim que Bitello deixou Elias cara a cara com o goleiro Edson, mas o camisa 1 levou a melhor na dividida e salvou o Ypiranga.

GRÊMIO ERGUE A TAÇA DO PENTA!

Gols UOL Esporte

Ypiranga usa bola longa e assusta

O time de Erechim foi para cima do Grêmio, mas com pequenas mudanças. Uma delas foi apostar em lançamento para Diego Porfírio. O lateral esquerdo jogou com liberdade e criou problema para a dupla Campaz e Rodrigues. A melhor chance do Ypiranga, no entanto, veio na bola parada. Em falta do lado da área, Brenno errou ao sair do gol e Hugo Almeida não conseguiu aproveitar.

Dois gols em dois minutos e com VAR

O Grêmio usou a bola parada de novo para fazer gol. E outra vez no rebote. Após a cobrança de Campaz, Rodrigues empurrou para o fundo da rede. O lance foi revisado pelo VAR em análise de quase cinco minutos. Logo depois, o Ypiranga-RS descontou e a jogada também foi observada pelo árbitro de vídeo. O lance foi confirmado mais rápido.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 YPIRANGA-RS

Data e hora: 02/04/2022 (sábado), às 16h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 43.889 pessoas (41.913 pagantes)
Renda: R$ 3.244.443,00
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Adriano Milczvski
Cartões amarelos: Ferreira (GRE); Diego Porfírio, Falcão, Rodrigo Carioca (YPI)
Gols: Bruno Alves, aos 46 minutos do primeiro tempo (GRE); Rodrigues, aos 32 minutos do segundo tempo (GRE); Erick, aos 34 minutos do segundo tempo (YPI)

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Bruno Alves, Geromel e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello, Lucas Silva, Campaz (Janderson) e Ferreira (Gabriel Silva); Elias Manoel (Diego Churín)
Técnico: Roger Machado

YPIRANGA-RS: Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Diego Porfírio; Lorran (Robson), Falcão, Marcelinho (Cesinha), Erick e Matheus Santos (Jeferson); Hugo Almeida (Rodrigo Carioca)
Técnico: Luizinho Vieira