Topo

Grêmio

O que se sabe sobre negociação pela volta de Tetê ao Grêmio

Divulgação
Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2022 04h00

A chance de Tetê atuar pelo Grêmio em algumas rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro permanece (bem) viva. Quase duas semanas após o UOL Esporte revelar a tratativa, os dirigentes gremistas aguardam com ansiedade o desfecho da negociação do meia-atacante com um novo time europeu.

Há, também, influência do Shakhtar Donetsk no cenário. O certo, no momento, é que o jogador é o grande nome do clube gaúcho no mercado da bola para reforçar o elenco no restante de 2022. Ainda que por pouco tempo.

Aos 22 anos, Tetê é um nome badalado por ter saído do Grêmio sem atuar no time profissional, em negociação de 10 milhões de euros à época, e por atuações pelo Shakhtar. Com direito a destaque no duelo contra o poderoso Real Madrid, pela Liga dos Campeões.

O UOL Esporte mostra abaixo pontos da negociação

Contrato e situação atual

Tetê tem contrato com o Shakhtar Donetsk até o final de 2023, mas atualmente o vínculo está suspenso em virtude da guerra entre Rússia e Ucrânia. O jogador, em tese, pode assinar com qualquer outro clube para jogar nos próximos meses, mas existe acordo entre os ucranianos e o estafe do jogador para uma transferência definitiva.

O novo clube de Tetê será?

A lista de interessados é longa. E leva em consideração idade, desempenho recente e potencial de revenda. O Milan foi o primeiro a avançar para uma negociação mais sólida. Recentemente, ocorreram encontros com Benfica, Monaco e Lyon. Mas em todas as conversas faltou acerto financeiro. Ora entre clubes, ora entre o novo time e Tetê.

O Sevilla, da Espanha, também levantou informações, assim como Borussia Dortmund e Bayern de Munique. Mas nos últimos dias as tratativas mais concretas foram na Inglaterra, com intermediários de Brentford e Southampton — atualmente o favorito nos bastidores.

O Southampton apresentou proposta formal e discute os termos do acerto, segundo apurou o UOL Esporte.

A volta ao Grêmio

O retorno a Porto Alegre é possível pela decisão de algumas ligas nacionais, que não toparam abraçar a circular da Fifa liberando inscrição de atletas que estavam na Rússia ou Ucrânia. O argumento é um possível desequilíbrio técnico. A única grande liga que dá margem para contratação e inscrição imediata é da França. Na Inglaterra, do Southampton, Tetê só poderia atuar a partir da próxima temporada. É aí que entra o Grêmio.

Salário simbólico no Brasil

Os empresários de Tetê comunicaram ao Shakhtar e avisam aos interessados sobre um desejo específico, durante as negociações: voltar ao Brasil até o início da próxima temporada. O meia-atacante está na Europa desde o início do conflito entre russos e ucranianos e mantém, inclusive, ações beneficentes na Polônia — o país tem recebido milhares de refugiados devido ao conflito.

A ideia é que Tetê volte a Porto Alegre e jogue pelo Grêmio as rodadas iniciais da Série B. Saindo de perto do conflito, recuperando a forma física e atuando entre os profissionais do clube pela primeira vez. Já há, inclusive, acerto verbal entre a diretoria gaúcha e o estafe do jogador para pagamento de salário simbólico durante a passagem pelo Brasil.

O que falta

A semana atual é considerada chave pelos envolvidos na operação. O motivo são os prazos. O Shakhtar tem até 7 de abril para concluir negociação com outro clube dentro da circular da Fifa. O Grêmio, por sua vez, tem até o próximo dia 12 para inscrever Tetê no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Para vencer o tempo, resta acerto com o novo clube na Europa e viagem ao Brasil.

Grêmio